Descomplicando fundos imobiliários: o básico que você precisa saber sobre FIIs
Os fundos imobiliários são uma das maneiras mais modernas de se investir no mercado de imóveis e ter uma renda mensal proveniente dos aluguéis. Eles são uma espécie de condomínio de investidores que reúnem os seus recursos para que sejam aplicados no mercado imobiliário, como em imóveis ou ativos financeiros relacionados a esse mercado.
O mais comum é que o dinheiro seja usado na construção ou aquisição de imóveis, que depois irão ser alocados ou arrendados. Os ganhos obtidos nessas operações (dividendos/aluguéis) são divididos para os cotistas de acordo com o número de cotas de cada um. Os fundos devem distribuir 95% do lucro auferido no semestre aos seus cotistas.
Os FIIs acabam sendo um instrumento interessante para se investir no mercado imobiliário porque, além da possibilidade de se obter ganhos na valorização das cotas, eles ainda proporcionam o recebimento de dividendos isentos de Imposto de Renda todo mês. É importante reforçar que os dividendos não possuem cobrança de IR, porém o investidor deve pagar IR de 20% sobre os ganhos/valorização nas cotas, caso isso aconteça.
Os fundos imobiliários são negociados em bolsa assim como ações e ETFs e, por isso, possuem risco de oscilação do valor de suas cotas (risco de mercado), o que significa que não são ideais para um investidor mais conservador.
Vantagens de investir em fundos imobiliários
- Baixo valor mínimo para começar a investir;
- Dividendos líquidos de Imposto de Renda para pessoa física;
- Investidor tem acesso a imóveis que não teria como investidor comum;
- Facilidade de se investir em imóveis com menor burocracia;
- Maior liquidez para se desfazer de um Fundo Imobiliário do que de um imóvel;
- Taxa zero de custódia e corretagem para investir pelo íon.
Pontos de atenção dos FIIs
- Risco elevado por ser negociado em bolsa;
- Baixa liquidez de alguns FIIs;
- Investidor não tem “controle” sobre os imóveis, sendo apenas um “condômino”.
Espero que este artigo tenha ajudado a entender sobre esse produto. Se quiser se aprofundar ainda mais, o íon tem um curso gratuito de FIIs. Acesse aqui.
Texto escrito por Marcelo Coelho para íon. Para ler outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.
Leia a seguir