6 ações que devem brilhar em 2025, mesmo com o PIB esfriando, segundo o Itaú BBA

Análise do banco cruza dados recentes de desempenho, revisões de analistas e expectativas de resultados futuros, segundo os executivos da empresa
🤖 Leia o resumo feito pelo Flash, nossa ferramenta de Inteligência Artificial
  • Itaú BBA indica Sabesp (SBSP3), Eletrobras (ELET3), Orizon (ORVR3), Rede D’Or (RDOR3), Cury (CURY3) e Direcional (DIRR3) como ações com crescimento de lucro em 2025.
  • Setores de petróleo & gás, saúde e transporte, além de grandes bancos, devem se destacar.
  • Análise considerou indicadores de receita, Ebitda e lucros, desempenho das ações e inteligência artificial.
  • Setores como agronegócio e serviços públicos devem apresentar resultados negativos.
  • Setor financeiro espera crescimento de dois dígitos pelo segundo ano consecutivo.
LER RESUMO

Preste atenção nesses nomes: Sabesp (SBSP3), Eletrobras (ELET3), Orizon (ORVR3), Rede D’Or (RDOR3), Cury (CURY3) e Direcional (DIRR3). Segundo o Itaú BBA, estas 6 ações na B3 vão brilhar em 2025, mesmo num cenário desaceleração da economia brasileira.

Não são as únicas. O levantamento apontou que os setores de petróleo & gás, saúde e transporte, além dos grandes bancos, devem ser destaques positivos neste ano, comparados com 2024.

Porém, as ações citadas são as que, segundo banco, reúnem a melhor combinação de desempenho operacional e expectativa de performance das ações.

Isso, num ambiente macroeconômico adverso, marcado por revisões negativas dos lucros no conjunto do Ibovespa, queda nos preços das commodities e desaceleração da atividade econômica, diz o relatório.

Para chegar a essa lista, o time de estratégia do BBA usou uma combinação de indicadores, como a tendência dos últimos 12 meses em itens do balanço como receitas, Ebitda (resultado operacional) e lucros.

A equipe de estratégia chefiada por Daniel Gewehr também mediu como as ações se comportaram nesse período.

Além disso, o trabalho também incluiu revisões do mercado para os lucros das 161 empresas do universo de cobertura do Itaú BBA

Por fim, os analistas também se valeram de ferramentas de inteligência artificial, que colheram os comentários de executivos das empresas nas teleconferências com analistas durante a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2024.

Quais setores na B3 devem ter crescimento de lucro em 2025

Com a aplicação dessas métricas, os analistas perceberam as seguintes tendências setoriais:

Expectativa de crescimento ante 2024LucroEbitdaReceita
Destaques positivosPetróleo & gás
Saúde
Transporte
Construção civil
Transporte
Petróleo e gás
Bens de Capital, Petróleo & Gás
Finanças não bancárias
Destaques negativosAgronegócio
Serviços públicos
Shoppings
Agronegócio
Serviços públicos Alimentos e bebidas
Shoppings
Siderurgia e mineração Serviços Públicos
Fonte: Itaú BBA

Adicionalmente, os analistas consideraram que o setor financeiro deve ter crescimento de dois dígitos pelo segundo ano consecutivo, enquanto o doméstico e as commodities devem se recuperar.

Ações em destaque estão entre preferidas de analistas para 2025

Sabesp (SBPS3) e Eletrobras (ELET3) são do grupo das chamadas utilities, concessionárias de serviços públicos, grupo que tende a ser uma aposta mais segura em tempos de turbulência dos mercados, como o atual.

No caso específico da empresa paulista de saneamento, privatizada em 2024, os analistas têm expectativas de ganhos de eficiência e de possível crescimento via aquisições.

A Sabesp ainda anunciou nesta quinta-feira (10) acordo pelo qual receberá R$ 1,5 bilhão da prefeitura de São Paulo.

Segundo o WSJ Markets, de 13 analistas que acompanham o papel, 12 têm recomendação de compra, com a outra sugerindo manutenção.

Eletrobras (ELET3), também desestatizada nos últimos anos, conseguiu remover do caminho pontos de incerteza, como uma disputa com o governo federal sobre poder de voto em assembleias.

Também segundo o WSJ Markets, todos os 10 analistas que avaliam a ação seguem com recomendação de compra.

O setor de construção civil, de Cury (CURY3) e Direcional (DIRR3), é outro setor visto com otimismo, dado o forte crescimento do setor, mesmo com o nível elevado da taxa básica de juros.

Já a Orizon (ORVR3), de tratamento de resíduos, também tem recomendação de compra unânime dos oito analistas que a avaliam, segundo o site de relações com investidores da empresa.

Rede D’Or (RDOR3), por sua vez, tem cinco recomendações de compra forte, seis de compra e uma de manutenção, segundo o Yahoo Finance.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas