Itaú Asset lança ETF multiativos com proteção contra inflação e exposição ao S&P 500
- Lançado o GOAT11, primeiro ETF multiativos do Brasil.
- Combina Tesouro IPCA+ com exposição ao S&P 500.
- Oferece diversificação com equilíbrio de risco, com retorno médio anual de cerca de 9% (backtesting).
- Taxa de administração de 0,50% ao ano e investimento mínimo a partir de R$50.
- Alíquota única de IR de 15%, isenção de come-cotas e sem emissão de DARF.
- Liquidez garantida com resgate em D+2.
A Itaú Asset acaba de lançar o GOAT11, primeiro ETF multiativos do mercado brasileiro. O novo produto combina alocação em Tesouro IPCA+, protegendo contra a inflação nacional, com exposição ao índice norte-americano S&P 500. E com variação cambial incluída.
Apesar de incluir renda variável na composição, o fundo é classificado como de renda fixa. Ele conta com alíquota única de 15% de Imposto de Renda, isenção de come-cotas e sem necessidade de emissão de DARF na hora da liquidação.
Diversificação com equilíbrio de risco
Segundo Renato Eid, superintendente de estratégias indexadas e investimento responsável da Itaú Asset, o novo ETF multiativos foi pensado para oferecer diversificação com equilíbrio de risco.
“A performance vem 80% do IMA-B e 20% do S&P 500. Isso reduz a correlação entre os ativos e melhora a resiliência da carteira”, explica. Com o GOAT11, a Itaú Asset soma agora 25 fundos do tipo em seu portfólio.
Ao usar o método backtesting, que permite testar a eficácia de uma estratégia de negociação utilizando dados históricos do mercado, o retorno médio anual do fundo é de cerca de 9%. Já a taxa de administração é de 0,50% ao ano, e o investimento mínimo é o valor de uma cota, a partir de R$ 50, sujeito à variação de mercado. O resgate pode ser feito em D+2.
“O ETF híbrido tem a vantagem de ser um único ativo que oferece proteção contra a inflação e exposição ao mercado internacional, além de ter liquidez garantida, facilitando a transformação do investimento em dinheiro rapidamente”, afirmou Thalita Forne, superintendente de produtos da B3.
Leia a seguir