Ganhar dinheiro com a marcação a mercado: ChatGPT e DeepSeek fazem recomendações. Mas elas estão corretas?
Planejador financeiro analisa e compara as respostas
A marcação a mercado é uma remodelação que o mercado faz diariamente nos preços dos ativos. Ou seja, é saber quanto você receberia se fosse vender um título hoje. E aí, a dúvida que muitas pessoas têm é: como ganhar dinheiro com a marcação a mercado?
Dessa vez, a gente pediu a ajuda da Inteligência Artificial para trazer essa resposta. Consultamos tanto o ChatGPT quanto a DeepSeek. Mas não paramos por aí. Falamos também com Marlon Glaciano, planejador financeiro e sócio da Invest Prime Planejamento Patrimonial, para que verificasse se as informações trazidas pelas ferramentas estão certas ou erradas.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Aliás, vale saber que esse conteúdo faz parte de uma série de reportagens que estamos produzindo para mostrar para você, leitor e investidor, como a IA se comporta em relação ao tema finanças e investimentos.
Como ganhar dinheiro com a marcação a mercado: IAs respondem
Resposta do ChatGPT

O ChatGPT foi certeiro na resposta?
“A resposta do ChatGPT comete um equívoco ao focar a marcação a mercado, principalmente em estratégias de especulação com ações, derivativos e commodities. Embora o conceito seja aplicado a diversos ativos, a maneira mais relevante de ganhar dinheiro com marcação a mercado está na renda fixa”, diz Glaciano.
Últimas em Investimentos
O especialista explica que o valor dos títulos é ajustado conforme as oscilações das taxas de juros. O que cria oportunidades de lucro na compra e venda antes do vencimento. “Esse ponto fundamental foi ignorado, desviando a discussão para abordagens que não são o foco central desse mecanismo”, afirma.
Já a explicação sobre hedge e gestão de risco está correta, de acordo com o planejador financeiro. Mas deveria ser mais bem contextualizada para o investidor comum. “Estratégias de proteção são amplamente usadas por gestores de fundos. Mas para pessoas físicas, o impacto real da marcação a mercado ocorre em títulos prefixados e atrelados à inflação”, esclarece.
Além disso, Glaciano diz que faltou esclarecer a relação entre ciclos de juros e valorização de títulos, bem como o fato de que a volatilidade da marcação a mercado não afeta quem mantém o título até o vencimento. “Com esses ajustes, a resposta ficaria mais alinhada à realidade do investidor que busca aproveitar essa dinâmica de forma estratégica”, comenta.
O que diz a DeepSeek sobre como ganhar dinheiro com marcação a mercado
DeepSeek está certa ou errada?
Marlon Glaciano diz que a explicação sobre a marcação a mercado e como ela impacta os preços dos títulos de renda fixa está correta. Mas que precisa de ajustes para maior precisão.
“A recomendação de investir em títulos pós-fixados para se beneficiar desse mecanismo é equivocada. Já que esses ativos sofrem pouca variação com as oscilações das taxas de juros. A verdadeira oportunidade de lucro ocorre com títulos prefixados e atrelados à inflação, que se valorizam quando as taxas caem. No entanto, esse ganho só se concretiza se o investidor vender o título antes do vencimento, pois quem mantiver o papel até o final, receberá exatamente a rentabilidade contratada na compra”, explica.
Além disso, o especialista conta que a ideia de comprar títulos descontados quando os juros sobem pode ser válida. Mas exige paciência e um horizonte de longo prazo para capturar uma eventual valorização futura.
“A resposta também poderia detalhar melhor o impacto da curva de juros e dos spreads de crédito sobre a marcação a mercado, especialmente em debêntures e títulos privados”, acrescenta.
Glaciano afirma que a sugestão da DeepSeek de investir em fundos de renda fixa é pertinente, mas deveria alertar sobre a volatilidade que esses fundos podem sofrer devido às oscilações da taxa Selic.
“Acredito que seria útil incluir formas práticas de acompanhar essas movimentações, como o boletim Focus e relatórios do Banco Central, para que o investidor tenha mais autonomia na tomada de decisões”, diz.
Nesse contexto, quem venceu: ChatGPT ou DeepSeek?
De acordo com o especialista, a DeepSeek trouxe respostas com mais detalhes.
Já o ChatGPT teve um tom mais acessível, mas desviou do foco ao tratar a marcação a mercado sob uma ótica especulativa.
“Em termos de precisão, portanto, ambas precisaram de ajustes, mas o DeepSeek se destacou pelo nível de detalhamento, enquanto o ChatGPT trouxe maior fluidez e clareza”, conclui.