UE prepara retaliação comercial contra tarifas dos EUA

preferência ainda é por uma negociação, mas, caso não haja saída, o bloco vislumbra a alternativa da retaliação

Bandeiras da União Europeia. Foto: Yves Herman/Reuters
Bandeiras da União Europeia. Foto: Yves Herman/Reuters

A União Europeia deve propor retaliações às tarifas recíprocas dos Estados Unidos no início da próxima semana, segundo informação dada hoje pelo porta-voz de Comércio da Comissão Europeia, Olof Gill.

A preferência ainda é por uma negociação, mas, caso não haja saída, o bloco vislumbra a alternativa da retaliação.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Até o momento, a UE respondeu apenas às tarifas sobre aço e alumínio, com uma sanção de 21 bilhões de euros sobre bens dos EUA, uma redução em comparação aos 26 bi originalmente planejados.

O valor foi diminuído após pressões de estados membros. França, Itália e Irlanda, pediram que itens como o bourbon, vinhos e laticínios fossem poupados da lista de produtos alvos de sanções, com receio de nova retaliação dos EUA sobre o setor de alimentos e bebidas.

Últimas em Política

Trump havia ameaçado impor tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas europeias em caso de taxação do bourbon americano, por exemplo.

A lista final deve ser votada pelos estados membros do bloco europeu amanhã.

As negociações com os EUA não renderam até o momento. Ontem, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que os EUA não se convenceram da oferta de tarifas “zero a zero” para bens industriais, especialmente carros.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Euro


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS