Trump diz ter tido ‘conversa muito produtiva’ com presidente do México

- Trump teve conversa produtiva com a presidente do México sobre tarifas.
- Vários países buscam EUA para negociar redução de tarifas recíprocas.
- México e Canadá são afetados pelas tarifas de Trump (25% em produtos não-USMCA, aço, alumínio e automóveis).
- México busca diálogo, enquanto Canadá aplicou tarifas retaliatórias.
- Trump se reunirá com a primeira-ministra da Itália para discutir tarifas da UE.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter tido uma “conversa muito produtiva” com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e voltou a dizer que muitos países estão procurando o governo americano para negociar a redução das tarifas recíprocas.
“Tive uma conversa muito produtiva com a presidente do México ontem. Da mesma forma, me encontrei com os mais altos representantes do comércio do Japão. Foi uma reunião muito produtiva. Todas as nações, inclusive a China, querem se reunir! Hoje, Itália!” disse Trump, em sua rede social, a Truth Social.
México e também Canadá estão entre os países mais afetados pelas tarifas recíprocas de Trump.
Os dois países foram alvos de tarifas de 25% dos EUA em todos os produtos não contemplados no acordo comercial USMCA e também estão sujeitos às tarifas de 25% sobre aço, alumínio e automóveis, aplicadas a todos os países.
Desde o início da guerra tarifária, o México adotou uma postura de diálogo com os EUA, ao contrário do Canadá, que reagiu aplicando tarifas próprias.
Trump também irá se encontrar, nesta quinta-feira (17), com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Os dois deverão discutir a possibilidade de reduzir ou até mesmo acabar com as tarifas para a União Europeia.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir