Trump discute acordo comercial com premiê da Itália, mas diz ‘não ter pressa’

Desde o retorno de Trump à Casa Branca, Meloni é uma das líderes europeias mais alinhadas ao governo de Washington e pregou cautela da UE na hora de retaliar as tarifas recíprocas dos EUA
🤖 Leia o resumo feito pelo Flash, nossa ferramenta de Inteligência Artificial
  • Trump e Meloni discutiram um acordo comercial EUA-UE.
  • Trump afirmou não ter pressa, mas espera um acordo justo.
  • Meloni se mostrou confiante e defendeu o diálogo para evitar tarifas.
  • Trump aceitou convite para visitar a Itália e discutir o acordo com a UE.
  • A UE busca um acordo antes dos 90 dias de tarifas recíprocas.
LER RESUMO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou nesta quinta-feira (17) com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para discutir um acordo comercial entre Washington e a União Europeia (UE), o primeiro encontro de um representante europeu com o líder americano desde o anúncio das tarifas recíprocas, no início de abril.

Durante entrevista coletiva na Casa Branca, Trump e Meloni confirmaram as conversas sobre um acordo comercial entre UE e EUA, porém o presidente americano disse “não ter pressa” para firmar o acordo.

“Claro que haverá um acordo comercial”, disse Trump. “Eles [a UE] querem muito fazer um acordo. Eu espero plenamente por isso. Mas será um acordo justo.”

Desde o retorno de Trump à Casa Branca, Meloni é uma das líderes europeias mais alinhadas ao governo de Washington e pregou cautela da UE na hora de retaliar as tarifas recíprocas dos EUA.

Durante a coletiva, ela reiterou que estava “certa” de que um acordo poderia ser alcançado para evitar as tarifas de 20% sobre os produtos da UE.

“Acho que o melhor é falar francamente sobre as necessidades de cada um e encontrar um meio-termo”, disse Meloni. “Se eu não achasse que ele era um parceiro confiável, eu não estaria aqui.”

Meloni se recusou a falar em nome da UE

A líder italiana acrescentou que, embora ela “não possa fazer um acordo em nome da União Europeia”, ainda assim convidaria Trump “para um diálogo oficial com a Itália, e para ver se, durante sua visita, uma reunião com a UE também poderia acontecer”.

A UE busca firmar um acordo com os EUA antes de completar os 90 dias nda aplicação das tarifas recíprocas reduzidas (10%).

Em resposta à fala de Meloni sobre não poder fechar o acordo sozinha, Trump disse que “se os países não quiserem fazer um acordo, nós faremos por eles”.

Reunião na Itália

Meloni disse que Trump aceitou seu convite para visitar a Itália e que pretende organizar uma reunião com autoridades da UE para discutir um acordo comercial.

Caso a premiê italiana consiga organizar a cúpula, permitirá que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tenha a oportunidade de conversar pessoalmente com Trump pela primeira vez.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas