Lula diz que enviará ao Congresso ‘regulação urgente’ para big techs

Em entrevista, presidente disse que as empresas ganham dinheiro com 'mentiras e aberrações'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira uma “regulação urgente” das big techs que, segundo ele, ganham dinheiro com “mentiras e aberrações”. Em entrevista à TV Record, o presidente afirmou que conversará nesta semana com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre o tema e que o governo deve enviar ao Congresso um projeto de lei em caráter de urgência ou uma medida provisória para tratar do tema.

“Eu sou a favor de que a gente tenha uma regulação. Uma regulação urgente porque essas empresas não pagam imposto no Brasil. Essas empresas ganham bilhões de publicidade, essas empresas têm muito lucro com a disseminação do ódio nesse país e no mundo inteiro. Então, eu acho que nós temos que tomar uma decisão”, afirmou Lula, em trecho da entrevista publicada pelo portal R7.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ele afirmou que terá que discutir com o Congresso se o governo enviará uma medida provisória ou projeto de lei.

“Possivelmente esta semana vou ter uma reunião com meu ministro da Justiça para a gente discutir um critério de discutir com o Congresso Nacional, se a gente retoma aquele projeto que estava, se a gente vai apresentar uma outra proposta, se o Congresso vai apresentar uma proposta”, disse. “O dado concreto é que a gente não pode perder de vista a necessidade de fazer regulação.”

Últimas em Política

O presidente defendeu que o tema seja levado aos fóruns internacionais, como as Nações Unidas, o G20, os Brics e o G7, a fim de encontrar “uma saída coletiva”, pois “o mundo está em risco” com a disseminação desses conteúdos.

“É o mundo que está em risco. É a democracia civilizada, a democracia da convivência democrática e da diversidade que está correndo risco. Esse comportamento dessas empresas está favorecendo, simplesmente, a mentira, a discórdia entre os seres humanos”, afirmou.

“As aberrações que nós assistimos com a questão climática no Rio Grande do Sul, a quantidade de mentiras, sem nenhum respeito, sem nenhum pudor, o sofrimento das pessoas. E isso eram milhares de visualizações. Ou seja, gente ganhando dinheiro com a desgraça dos outros. Então, eu sou favorável à regulação.”

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Lula da Silva


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS