‘Conclave’: Filme indicado ao Oscar mostra bastidores da sucessão na Igreja Católica
Indicado a oito Oscars, incluindo o de melhor filme, o thriller político-religioso “Conclave” ganhou interesse ainda maior entre o público no início do ano, quando o Papa Francisco começou a enfrentar problemas de saúde. O líder da Igreja Católica, que morreu nesta segunda-feira, foi internado em fevereiro com pneumonia bilateral, quando ambos os pulmões são prejudicados.
“Conclave” é inspirado no romance do britânico Robert Harris. Na trama inventada, um papa reformista morre e, no conclave para eleger seu sucessor, ficam expostas as divisões da Igreja: há candidatos progressistas e conservadores, uns querem ampliar o papel das mulheres enquanto outros preferem ressuscitar tradições do passado. E alguns deles escondem segredos capazes de abalar o poder e prestígio da Igreja.
Onde assistir ‘Conclave’
Dirigido pelo suíço Edward Berger, a adaptação cinematográfica do romance rendeu um Oscar e um Globo de Ouro de melhor roteiro adaptado. O longa-metragem ainda foi indicado ao Oscar de melhor filme, melhor ator (Ralph Fiennes), melhor atriz coadjuvante (Isabella Rossellini), melhor figurino, melhor trilha sonora e melhor montagem.
O filme está disponível em vários serviços de streaming, como Amazon Prime Video, YouTube e Apple +.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir