Arminio Fraga: Trump é gerador de incerteza em cenário global que já era ruim
Arminio Fraga expressa preocupação com o aumento do protecionismo e a incerteza gerada pelo segundo mandato de Trump, considerando o cenário global já fragilizado.
O segundo mandato de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos gera incerteza em um cenário global que já era ruim, afirmou o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga.
Ele disse ver com preocupação o aumento do protecionismo e que “a cara está bem ruim” ao falar sobre o cenário com Trump.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Antes mesmo do novo presidente dos EUA, defendeu Arminio, a visão de um mundo com países competidores no mercado e democráticos já tinha ficado para trás.
Nesse contexto, houve a volta de um Estado com pretensões hegemônicas, uma nova guerra fria, dessa vez entre Estados Unidos e China, piora da situação no Oriente Médio e invasão da Ucrânia.
Últimas em Política
Pessimismo com estratégia errática de Trump
“É um quadro já ruim. De repente aparece o Trump, que é um gerador de muita incerteza, que adotou uma estratégia de isolamento americano, sob o pretexto de que isso vai atrair investimentos. Isso tudo está com cara bem ruim”, afirmou ele aos estudantes do Impa Tech, na aula magna da segunda turma de graduação do curso de Matemática da Tecnologia e Inovação.
Segundo Arminio, não faz sentido aumento do protecionismo em um cenário com a economia global frágil e um mundo estratégico cheio de problemas.
Ele também criticou de forma enfática o que classificou como “desmantelamento” do Estado que Trump tem perseguido nos Estados Unidos.
“Vejo com preocupação. Pensar na eficiência do Estado? Estou totalmente de acordo. Desmantelar o Estado? Totalmente contra”.
*Com informações do Valor Econômico