Pesquisa: maioria dos brasileiros é contra anistia a presos do 8 de janeiro
Última Atualização: 06 abr. 2025, 23:31
Mais da metade (56%) dos brasileiros acreditam que os envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023 continuem presos e cumpram suas penas. É isso o que aponta uma pesquisa feita pela Quaest, encomendada pela Genial Investimentos. Segundo o levantamento, apenas 34% dos participantes defendem que os participantes dos atos sejam soltos, porque já estão presos por tempo demais, ou porque não deveriam ter sido presos.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77% são contra a anistia dos presos. Já entre o eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a maior parte (61%) acredita que eles deveriam ser soltos e quase um terço dos participantes defende que eles devem permanecer presos.
A pesquisa revela ainda que a maior parte dos brasileiros (49%) acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro participou do plano de tentativa de golpe de estado. Por outro lado, 35% defendem que ele não participou. Os dados sofreram pouca alteração em relação ao mês de dezembro do ano passado.
O levantamento também mostrou que o julgamento da denúncia contra Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em que o tornou réu trouxe evidência para o caso. Não à toa, 73% dos participantes responderam que já sabiam da notícia.
Ao ser questionado se a decisão do STF em torná-lo réu foi justa ou injusta, 52% responderam que a decisão foi justa, enquanto apenas 12% não souberam responder.
A pesquisa mostrou, porém, que há opiniões diferentes entre os espectros políticos. Entre os eleitores do Bolsonaro, 74% responderam que a decisão do STF de tornar Bolsonaro réu foi injusta, enquanto 80% do eleitorado de Lula defendeu que a decisão do Judiciário foi justa.
O levantamento traz ainda um “empate técnico” na margem de erro, ao questionar se Bolsonaro deverá ser preso ou não. Segundo a pesquisa, 46% defendem que sim, ao passo que 43% responderam que não.
Maior parte (56%) dos eleitores de Lula acreditam que Bolsonaro deve ser preso. Já entre os eleitores do ex-presidente, mais da metade (55%) defende que não. Entre brancos e nulos, ou quem não votou, há um empate de 42% que defendem que sim e que não.
06/04/2025 12:59:58
*Com informações do Valor Econômico
Bolsa de Hong Kong abre em queda de 9,5%, a 20.683,71 pontos, com tombo em tecnologia
Bolsa de Xangai abre em queda de 4,5%, a 3.193,10 pontos, seguindo pânico nos mercados da Ásia
Mercados da Ásia e Oceania derretem com incertezas sobre impacto de tarifas de Trump na economia global
FT: Uso de comércio exterior como arma pode levar a uso do capital como arma
Bolsa de Seul abre em queda de 4,3%, a 2.359,25 pontos, com aversão ao risco em ascensão
Bolsa de Tóquio abre em queda de 1,9%, a 33.154,97 pontos, com ampla base de vendas
ENTREVISTA: Entramos em um modo defensivo em termos de gestão, diz Jarra, da Santander Asset
FT: Autoridades de Trump prometem manter o curso sobre tarifas apesar da turbulência do mercado
Na novela dos problemáticos fundos da Infinity, uma decisão favorável à distribuição
Mais da metade dos brasileiros são contra a anistia aos presos envolvidos no 8 de janeiro, aponta pesquisa
Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular! Inscreva-se no canal da Inteligencia Financeira no WhatsApp agora.
Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.
Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com redacaoif@inteligenciafinanceira.com.br