Ouro fecha em queda com realização de lucros e espera de investidores pelo ‘tarifaço’ de Trump

Os contratos futuros de ouro para junho fecharam esta terça-feira (01) em queda. Os investidores estão à espera da nova rodada de tarifas recíprocas prometida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (02).
Além disso, uma melhora nos índices acionários de Nova York e um movimento de realização de lucros após o metal precioso atingir cotação recorde nesta segunda-feira (31) pressionaram o preço para baixo.
No fechamento, os contratos futuros de ouro com vencimento para junho caíram 0,14%, a US$ 3.146,00 por onça-troy, na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).
Ouro havia batido recorde
O movimento de realização de lucros acontece após o ouro para abril ter atingido um novo recorde acima de US$ 3.100 ontem e ter registrado seu melhor trimestre desde 1986.
O metal precioso também superou o índice de ações SP500 em 23,6% no período.
A incerteza causada pela política comercial dos Estados Unidos potencializou os temores de uma recessão e levaram os agentes financeiros a uma realocação de portfólios globalmente.
Neste contexto, os mercados americanos operam voláteis à espera do ‘Liberation Day’.
“Os preços do ouro operam em baixa devido à realização de lucros dos traders de futuros de curto prazo, após atingirem altas recordes no início do dia”, disse Jim Wyckoff, analista da Kitco. “A aversão ao risco permanece elevada antes do início de novas tarifas dos EUA”, acrescentou.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir