Morning call: envio da LDO para o Congresso deixa mercado em alerta para arcabouço fiscal
Morning call diz que a atenção do mercado deve estar em Brasília apesar da semana esvaziada por conta do feriado de Páscoa

A expectativa nesta terça-feira (15) gira em torno do envio por parte do governo federal da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao próximo ano. O documento é importante por dois motivos. O primeiro, circunstancial: será a LDO do ano eleitoral, da próxima disputa pela presidência da República. O segundo, efetivo. O mercado quer saber se o governo vai mandar a LDO com perspectiva de superávit com vistas ao cumprimento do arcabouço fiscal. Eis a conclusão do morning call de hoje.
Assim, qualquer indicação contrária ao superávit pode fazer espuma em um mercado já bastante mexido por pelo menos duas semanas de vai-e-vem de Donald Trump e sua política voltada à guerra fiscal. Sobretudo com a China.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Nunca é demais lembrar. A LDO determina, por exemplo, as regras para as despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Também autoriza o aumento de despesas com pessoal e disciplina o repasse de verbas da União para Estados, municípios e também para entidades privadas.
Para além da LDO, nada demais por enquanto. A semana é curta em Brasília por conta da Páscoa, então, a agenda exterior deve prevalecer. Expectativa pela divulgação dos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.
Últimas em Morning Call
Morning call: confira como foi o fechamento da segunda
A bolsa de valores começou a semana com expressiva alta. Houve avanço de 1,39%. A bolsa superou os 129 mil pontos. Assim, uma análise gráfica do Ibovespa nos permite dizer que a bolsa brasileira segue em tendência de alta. Essa posição se consolidada na cabeça do investidor mais atento, que lembra que o Ibovespa começou o ano na área de 120 mil pontos.