Segunda prévia da carteira do Ibovespa traz Smart Fit como novidade

- A segunda prévia da carteira do Ibovespa inclui ações da Smart Fit (SMFT3).
- Direcional (DIRR3) também entra, enquanto Automob (AMOB3) e Locaweb (LWSA3) saem.
- A nova carteira terá 87 papéis de 84 empresas, válida de 5 de maio a 31 de agosto.
- Vale, Itaú Unibanco, e Petrobras lideram em peso na composição.
- O Ibovespa reflete o volume negociado e serve de referência para investimentos.
Empresas citadas na reportagem:
A segunda prévia da carteira do Ibovespa traz como novidade a eventual inclusão das ações da Smart Fit (SMFT3). As informações foram divulgadas hoje pela B3.
A primeira prévia já havia trazido a inclusão dos papéis da Direcional (DIRR3), ao mesmo tempo em que apresentou a retirada da Automob (AMOB3) e Locaweb (LWSA3), o que foi mantido na segunda prévia.
A nova carteira deve vigorar entre 5 de maio e 31 de agosto e contará com 87 papéis de 84 empresas. A B3 ainda irá divulgar a terceira e última prévia no próximo dia 30 de abril.
Como o índice do Ibovespa é composto?
Entre os ativos com maior peso na composição do índice na segunda prévia estão as ações da Vale, como 11,064%, seguida por Itaú Unibanco PN, com 7,758%, Petrobras PN (6,583%), Petrobras ON (4,273%), além de Banco do Brasil, com 3,800%.
O Ibovespa B3 reúne os ativos com maior volume negociado no pregão da bolsa brasileira e serve de referência para investimentos como os ETFs (fundos de índice), fundos de investimentos listados em bolsa que replicam o desempenho de um índice de referência, além dos futuros de Ibovespa e as opções sobre Ibovespa.
A porta de entrada, que vai definir se um papel será incluído ou não no índice, é a liquidez, ou seja, a capacidade que essa ação tem de ser comprada ou vendida rapidamente pelos investidores.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir