Mercado ao Vivo
Bolsa de Valores hoje: Acompanhe notícias do mercado financeiro ao vivo no dia 23/05/2025
Venda de moradias novas nos EUA sobem 13,5% em abril ante março, acima do consenso
Fed/Goolsbee: Cortes de juros ainda são possíveis entre 10 e 16 meses
Anbima diz que revisão de IOF sobre fundos traz "um certo alívio"
Susep: Alta do IOF não afeta maioria dos segurados e reforça caráter previdenciário de VGBL
Varejistas lideram maiores perdas do Ibovespa após anúncio de mudanças no IOF
Agenda BC: Após mudanças no IOF, Galípolo não vai mais ao Rio e fica em Brasília hoje
Bitcoin cai após nova tarifa de Trump servir de pretexto para realização
Ouro acelera ganhos após nova ameaça tarifária de Trump elevar demanda por ativos seguros
ABERTURA: Bolsas de NY despencam com “recomendação” de Trump de novas tarifas contra UE
Em uma semana na qual as bolsas foram impactadas pelas preocupações com a política fiscal dos Estados Unidos, os principais índices acionários de Nova York abrem em queda nesta sexta-feira (23), derrubados pela política comercial do presidente Donald Trump. Ele “recomendou” tarifas fixas de 50% contra a União Europeia a partir de 1º de junho.
Próximo às 10h35 (horário de Brasília), o índice Dow Jones tinha queda de 0,85%, aos 41.501,45 pontos; o S&P 500 perdia 0,92%, aos 5.788,31 pontos; e o Nasdaq cedia 1,19%, aos 18.700,21 pontos. O pior desempenho era do setor de tecnologia (-1,42%).
Em publicação na sua rede social, a Truth Social, Trump disse que a União Europeia foi formada com o “objetivo principal” de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio e que as negociações entre os países não estavam indo “a lugar nenhum”. O republicano afirmou também que recomenda tarifa fixa de 50% contra a UE a partir de 1º de junho.
“Suas poderosas barreiras comerciais, impostos ‘de IVA’, penalidades corporativas ridículas, barreiras comerciais não monetárias, manipulações monetárias, processos injustos e injustificados contra empresas americanas, entre outros, levaram a um déficit comercial com os EUA de mais de US$ 250 bilhões por ano, um valor totalmente inaceitável”, escreveu.
Para além da retórica comercial, o republicano atacou a Apple, que cai 2,42% na abertura dos negócios. Ele ameaçou impor uma alíquota de 25% sobre os produtos da fabricante de iPhones, caso a empresa não comece a produzir nos Estados Unidos.
O dia havia começado próximo à estabilidade no pré-mercado americano, com os investidores começando a se tranquilizar com a aprovação da lei de redução de impostos de Trump e com as sinalizações de que os EUA estavam em contato com a China após a pausa temporária nas tarifas. A fala do republicano, no entanto, reacende as preocupações com a guerra tarifária, levando o índice VIX a subir 18,44%.
23/05/2025 10:40:15
— Valor Econômico
ABERTURA: Ibovespa recua pressionado por ações domésticas e bancos em meio a incertezas sobre IOF
O Ibovespa tem queda firme nesta sexta-feira, mesmo após o governo recuar parcialmente do aumento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Os impactos às empresas e à oferta de crédito gerados pelas medidas anunciadas ontem ainda são incertos, mas já pressionam as ações ligadas à economia doméstica. Os papéis de varejistas lideram as baixas do pregão, enquanto as ações do setor bancário operam em forte recuo.
O estresse local se soma à aversão a risco no mercado internacional, após o presidente dos EUA, Donald Trump, recomendar impor uma tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia (UE) a partir de 1º de junho devido à falta de avanços na negociação comercial entre as partes
Por volta das 10h30, o índice caía 1,09%, aos 135.775 pontos, enquanto a mínima foi de 134.997 pontos, e a máxima chegou a 137.273 pontos. No exterior, o S&P 500 tinha queda de 0,98% e o Stoxx 600 caía 1,73%. No horário citado, o volume projetado do índice era de R$ 17,3 bilhões.
As ações da Magazine Luiza ON caíam 7,03% e da Assaí ON recuavam 7,13%, enquanto os papéis dos bancos caem em bloco. Bradesco PN cedia 2,07% e units do BTG contraíam 2,30%.
A JBS ON opera em leve alta de 0,47%, após acionistas aprovarem listagem da companhia na bolsa de Nova York.
23/05/2025 10:38:39
— Valor Econômico
Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular! Inscreva-se no canal da Inteligencia Financeira no WhatsApp agora.
Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.
Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com redacaoif@inteligenciafinanceira.com.br