Mercado ao Vivo
Bolsa de Valores hoje: Acompanhe notícias do mercado financeiro ao vivo no dia 13/05/2025
Itaú lança primeiro ETF composto por renda fixa e variável do país
Ouro avança com movimento de correção e à espera de dados de inflação nos EUA
Dólar recua no exterior, com investidores cautelosos após acordo de EUA e China
Juros europeus têm leve alta enquanto Treasuries realizam lucros com negociações comerciais no foco
AGENDA DO DIA: Ata do Copom e CPI nos EUA são destaque
A ata da decisão da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve concentrar a atenções dos investidores nesta terça-feira.
No exterior, os números de abril da inflação ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos devem ser observados.
Veja, abaixo, os principais destaques desta terça-feira:
IBGE comunica Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunica às 9h os primeiros resultados das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais e Produção de Leite, Couro e Ovos e Galinhas no primeiro trimestre de 2025. Após recorde no abate de bovinos no 3° trimestre de 2024, superando a marca de 10 milhões de cabeças abatidas, no 4° trimestre de 2024, foi registada uma queda de 7,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior, e alta de 4,4% em relação ao mesmo trimestre de 2023. O abate de frangos, no 4° trimestre de 2024, registrou queda de 1,1% na comparação com o 3° trimestre de 2024 e aumento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2023. Já o abate de suínos, no 4° trimestre de 2024, representou queda de 4,6% na comparação com o 3° trimestre de 2024 e aumento de 0,9% em relação ao mesmo período de 2023. No 4º trimestre de 2024, a produção de ovos de galinha alcançou 1,2 bilhão de dúzias, correspondendo a um aumento de 12,4% em relação à quantidade apurada no mesmo trimestre de 2023 e crescimento de 0,2% sobre a registrada no trimestre imediatamente anterior. O 4º trimestre de 2024 apresentou a maior produção do ano, se comparado aos períodos anteriores, e foi também a maior quantidade já estimada pela pesquisa. No 4° trimestre de 2024, os curtumes declararam ter recebido 9,95 milhões de peças inteiras de couro cru bovino.
BC divulga ata do Copom – O Banco Central divulga, às 8h, a ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), encerrada na quarta-feira passada, que elevou a taxa Selic para 14,75% ao ano.
Tesouro realiza leilão tradicional de LFT e NTN-B – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). As LFT vencem em 1º de março de 2028 e 1º de junho de 2031. As NTN-B, em 15 de agosto de 2030, 15 de agosto de 2032 e 15 de maio de 2045. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na quarta-feira.
EUA noticiam inflação ao consumidor de abril – A Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (BLS) dos EUA noticia, às 9h30 (de Brasília), o índice de preços ao consumidor (CPI) de abril. Em março, o índice cheio variou -0,1% na margem e subiu 2,4% em bases anuais; o núcleo do índice variou 0,1% na margem e subiu 2,8% ao ano. As estimativas para o núcleo são de 0,3% (margem) e 2,8% (ano) e para o índice cheio de 0,3% (margem) e 2,4% (ano).
API divulga estoques de petróleo bruto nos EUA na semana – O Instituto Americano de Petróleo (API) divulga, às 17h30 (de Brasília), os dados de estoques de petróleo bruto nos EUA na semana até 9 de maio. Na semana anterior, os estoques diminuíram em 4,49 milhões de barris.
Japão divulga preços ao produtor de abril – O governo do Japão divulga, às 20h50 (de Brasília), o índice de preços ao produtor (PPI) de abril. Em março, o PPI variou 0,4% no mês e aumentou 4,2% no ano. Estimativas de alta de 0,2% (mês) e de 4% (ano).
Lula participa de Fórum Celac-China e reúne-se com líderes chineses – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na China, onde, às 10h30 (horário local, 23h20 de segunda-feira de Brasília), posa para foto oficial dos chefes de delegação para o Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Às 10h30 (23h30), participa de sessão de abertura do IV Fórum Celac-China. Às 11h40 (0h40), posa para fotografia dos chefes de Estado. Às 11h45 (0h45), participa de banquete de boas-vindas do IV Fórum Celac-China. Às 13h (2h), terá encontro com os presidentes da República do Chile, Gabriel Boric, e da República da Colômbia, Gustavo Petro. Às 15h (4h), terá reunião com o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji. Às 15h45 (4h45), terá reunião com o primeiro-ministro da República Popular da China, Li Qiang. Às 17h (6h), participa de cerimônia de boas-vindas no Grande Palácio do Povo e, às 17h15 (6h15), terá reunião ampliada com o presidente da República Popular da China, Xi Jinping. Às 18h05 (7h05), participa de cerimônia de assinatura de atos. Às 18h15 (7h15), fará declaração à imprensa. Às 18h45 (7h45), terá reunião restrita com o presidente da República Popular da China, Xi Jinping. Às 18h55 (7h55), participa de jantar em sua homenagem e à primeira-dama Janja Lula da Silva oferecido pelo presidente Xi Jinping e sua esposa, Peng Liyuan.
Plenário do Senado pode votar PEC da proteção aos idosos – Após transcorridas cinco sessões de discussão, pode ser votada em Plenário do Senado, a partir das 14h, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui a proteção aos idosos entre as competências legislativas tanto da União quanto dos Estados e do Distrito Federal. Já a PEC que inclui na Constituição a garantia de educação inclusiva em todos os níveis de ensino (PEC 52/2023) entra na terceira sessão de discussão. Também está pronto para deliberação do Plenário o projeto de lei que institui o Dia da Amizade Brasil-Israel, a ser celebrado anualmente em 12 de abril (PL 5.636/2019).
Comissão do Senado começa discussão do relatório ao marco do licenciamento ambiental – A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado vai se reunir, a partir das 9h, para discutir o relatório sobre o projeto de lei do novo marco legal do licenciamento ambiental (PL 2.159/2021). O projeto cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA), reunindo e atualizando normas gerais e diretrizes para o licenciamento e sua aplicação pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
CPI das Bets do Senado ouve influenciadora Virgínia Fonseca – A CPI das Bets do Senado vai ouvir, às 11h, a apresentadora, influenciadora e empresária Virginia Pimenta da Fonseca Serrão Costa.
STF conclui julgamento de suspensão de ação contra Ramagem – Termina, às 11h, no Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento sobre a suspensão da ação penal aberta contra o deputado Alexandre Ramagem na trama golpista. Já há unanimidade para derrubar o entendimento da Corte.
Haddad reúne-se com diretor-presidente da Embrapii – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá, às 15h, reunião com o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Alvaro Toubes Prata.
Galípolo participa de missão brasileira na China – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, estará em Pequim, China, onde participará da missão do governo brasileiro e, às 19h no horário local, de jantar oferecido pelo presidente chinês, Xi Jinping.
Diretores do BC reúnem-se com executivos do Santander – Os diretores do Banco Central de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos; de Regulação, Gilneu Vivan, e de Política Monetária, Nilton David, têm audiência por videoconferência com representantes do Santander para tratar de assuntos de supervisão. A lista de participantes prevê o vice-presidente e CFO da instituição, Gustavo Viviani; a diretora de Macroeconomic Research, Ana Paula Vescovi, entre outros representantes do banco. Às 16h30, Vivan tem outra audiência com representantes do Santander, mas para tratar de assuntos de regulação. A lista de presença tem nomes como o vice-presidente, Alessandro Tomão, e a senior head open data, Joice Almeida Guimarães. O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Gomes, tem audiência com representantes do Banco Credit Agricole às 17h. Já a diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Izabela Correa, participa de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o BC e a Secretaria do Tesouro Nacional às 17h. Os demais diretores têm previsão de despachos internos.
13/05/2025 07:25:06
— Valor Econômico
Bolsas da Europa avançam de olho em balanços e redução de tensões comerciais
FECHAMENTO: Bolsas da Ásia sobem após acordo de EUA e China melhor que esperado
As bolsas da Ásia fecharam em alta, em sua maioria, seguindo os ganhos em Wall Street após os Estados Unidos e a China chegarem a um acordo de redução de tarifas por 90 dias, o que reduziu as preocupações com uma guerra comercial e impulsionou o apetite por ativos de risco.
O índice Nikkei 225 do Japão fechou em alta de 1,43% a 38.183,26 pontos e o índice Kospi da Coreia do Sul subiu 0,04% a 2.608,42 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 1,87% a 23.108,27 pontos e, na China continental, o índice Xangai Composto teve alta de 0,17% a 3.374,87 pontos.
O acordo comercial “superou em muito as nossas expectativas e as do mercado”, dizem os economistas do DBS Bank, em relatório. Os Estados Unidos reduzirão as tarifas extras impostas em abril sobre as importações chinesas de 145% para 30%, e os analistas mais otimistas haviam previsto uma reversão para o nível de 2 de abril, de 34% em tarifas adicionais.
“A flexibilização deve apoiar os fluxos comerciais entre Estados Unidos e China, aliviar as preocupações do mercado com a desaceleração econômica da China, embora possa reduzir as expectativas de cortes nas taxas de juros”, afirmam os economistas. Na contramão, as ações recuaram em Hong Kong, interrompendo uma sequência de oito pregões positivos, com baixa de 3,3% no setor de tecnologia.
13/05/2025 06:52:57
— Valor Econômico
Alemanha: Índice Zew de sentimento econômico sobe a 25,2 em maio; consenso: 16,4
FT: Venda de ativos americanos pode ser movimento longo
Maiores bancos do Japão preveem lucros recordes, mas tarifas ameaçam resultados
Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular! Inscreva-se no canal da Inteligencia Financeira no WhatsApp agora.
Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.
Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com redacaoif@inteligenciafinanceira.com.br