Vice-presidente do Fed: não há pressa para ajustar juros em meio a incertezas elevadas por tarifas

Vice-presidente do Federal Reserve afirma que não há pressa para ajustar os juros, devido às incertezas geradas por mudanças na política comercial dos EUA.

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Philip Jefferson, disse que “não há necessidade de pressa para fazer mais ajustes na taxa de juros”, em meio a incertezas elevadas devido a mudanças significativas na política comercial dos Estados Unidos.

“A inflação caiu muito nos últimos dois anos e meio, mas continua um pouco elevada em relação ao nosso objetivo de 2%”, disse Jefferson, falando em um evento.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“A perspectiva de tarifas tem feito consumidores e empresas relatarem que esperam uma inflação maior no curto prazo.”

Segundo ele, pesquisas com consumidores e empresas mostram que grande parte da incerteza econômica está ligada a acontecimentos recentes na política comercial, com mudanças significativas em andamento.

Últimas em Economia

Jefferson apoiou decisão do Fed de manter taxas inalteradas

“No ambiente atual, atribuo um grau maior de incerteza às minhas projeções do que o normal.”

Jefferson apoiou a decisão do Fed de manter as taxas de juros inalteradas entre 4,25% e 4% na reunião de março, e disse que o crescimento permaneceu robusto até agora, mas começou a mostrar alguns sinais de desaceleração.

“Se a incerteza persistir ou piorar, a atividade econômica pode se contrair.”

Já as condições do mercado de trabalho permaneceram estáveis e “o progresso na inflação diminuiu, mas a perspectiva é incerta”.

Jefferson disse ainda que continuará avaliando os dados recebidos, a perspectiva em evolução e o equilíbrio de riscos, e que a política monetária não está em um curso predefinido.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Juros


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS