União Europeia e Emirados Árabes Unidos vão negociar acordo de livre comércio

acordo sinaliza um possível primeiro passo de uma aproximação do bloco europeu com o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), formado pelos EAU e outras cinco nações do Golfo Pérsico

Bandeiras da União Europeia. Foto: Yves Herman/Reuters
Bandeiras da União Europeia. Foto: Yves Herman/Reuters

A União Europeia (UE) e os Emirados Árabes Unidos (EAU) concordaram em começar negociações sobre livre comércio.

O acordo sinaliza um possível primeiro passo de uma aproximação do bloco europeu com o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), formado pelos EAU e outras cinco nações do Golfo Pérsico.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

As negociações devem se concentrar em temas como comércio de bens e serviços, investimentos, além do aprofundamento de parcerias em áreas consideradas estratégicas, como energia renovável, hidrogênio verde e matérias-primas críticas (importantes economicamente, mas de alto risco associado).

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou confiança de que ambos os lados avançarão “de maneira rápida e ambiciosa”.

Últimas em Economia

O comissário europeu de comércio Maroš Šefčovič deve retornar em breve aos EAU para dar continuidade às negociações.

A UE é o segundo maior parceiro comercial dos Emirados Árabes Unidos, representando 8,3% do comércio total não petrolífero do país.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Euro


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS