Tarifas no setor elétrico: XP vê dificuldade do governo para ampliar isenção
A XP Investimentos aponta dificuldades para a implementação do aumento da isenção tarifária no setor elétrico, questionando o financiamento da medida e sua aprovação no Congresso
A implementação do aumento da isenção tarifária no setor elétrico que o governo quer realizar pode se mostrar problemática, dependendo de como os custos associados serão financiados, diz a XP.
Os analistas Vladimir Pinto e Bruno Vidal escrevem que se o plano utilizar fundos liberados pela eliminação de distorções existentes e não aumentar as tarifas para outros clientes, seria um passo positivo.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
“Se os custos forem predominantemente cobertos por encargos adicionais da CDE, isso resultaria em um desfecho negativo, pois colocaria um fardo adicional sobre contas já caras”, comentam.
A corretora também destaca que sua aprovação é improvável, dado que o Congresso tem demonstrado uma tendência a propor benefícios e subsídios adicionais para geração e a situação fiscal do governo impede o financiamento da medida.
Últimas em Economia
Com informações do Valor Econômico