Incêndio e interdição total: o que está acontecendo no aeroporto de Heathrow?

Incêndio em subestação elétrica próxima ao aeroporto de Heathrow causa paralisação total das operações, afetando centenas de milhares de passageiros e causando disrupção em voos globais

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, está completamente paralisado nesta sexta-feira (21) após uma “queda de energia significativa” causada por um incêndio em uma subestação elétrica.

A interrupção das operações desencadeou um efeito dominó em voos ao redor do mundo, afetando centenas de milhares de passageiros.

Heathrow, que recebeu 83,6 milhões de passageiros em 2023, é um ponto-chave para conexões internacionais e viagens ao Reino Unido.

Seu fechamento provoca impacto imediato em rotas globais, além de sobrecarregar outros aeroportos europeus.

A seguir, entenda o que está acontecendo:

O que aconteceu?

Na noite de quinta-feira (20), um incêndio atingiu uma subestação elétrica na cidade de Hayes, a cerca de 3 quilômetros de Heathrow.

As chamas comprometeram o fornecimento de energia para o aeroporto, levando à decisão de suspender todas as operações aéreas até, pelo menos, 23h59 (horário local) desta sexta-feira “para garantir a segurança dos passageiros e funcionários”.

O Corpo de Bombeiros de Londres informou que 10 caminhões e 70 bombeiros responderam à ocorrência. O incêndio foi controlado, mas equipes de emergência permanecem no local durante toda a sexta-feira.

O que causou o incêndio?

A causa ainda está sob investigação, e as autoridades disseram que não há indícios de ação criminosa.

No entanto, a Polícia Metropolitana informou que a investigação está sendo conduzida por detetives da unidade antiterrorismo, devido ao impacto do incêndio em infraestrutura nacional crítica.

Como as operações foram afetadas?

A interrupção impactou os planos de viagem de cerca de 200 mil pessoas que deveriam passar pelo aeroporto nesta sexta-feira. Heathrow orientou os passageiros a não se dirigirem ao aeroporto e a entrarem em contato com suas companhias aéreas para remarcar seus voos.

Com todas as decolagens e pousos cancelados, o impacto imediato foi sentido por dezenas de voos de longa distância vindos da América do Norte e da Ásia que já estavam no ar quando o aeroporto foi fechado.

Alguns tiveram que retornar aos seus pontos de origem, enquanto outros foram desviados para aeroportos no Reino Unido e na Europa.

Por quanto tempo as interrupções vão durar?

Mesmo que o aeroporto reabra no sábado, espera-se que as interrupções durem vários dias, enquanto as companhias aéreas reposicionam aeronaves e tripulações e tentam acomodar os passageiros cujos voos foram cancelados.

O aeroporto de Heathrow informou que não sabe quando poderá reabrir e alertou para uma “disrupção significativa” nos próximos dias.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas