Inversão da curva de rendimento das Treasuries supera 1% negativo pela primeira vez desde 1981; entenda

Inversão ocorre quando rendimentos dos títulos de prazo mais curto ficam mais altas que os de longo prazo, um cenário considerado como indicador de recessão

Analista avalia movimento dos ativos na tela do computador - Foto: Divulgação
Analista avalia movimento dos ativos na tela do computador - Foto: Divulgação

A curva de rendimento dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos chegou a 1 ponto percentual negativo pela primeira vez desde 1981 após o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, no Senado americano.

Esta curva mede a diferença entre os rendimentos dos títulos do Tesouro com vencimento em dois anos para os que vencem em 10 anos.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Normalmente, ou majoritariamente, a tendência da curva é de subida, ou seja, a tendência de uma economia “saudável” é de que os juros de longo prazo sejam maiores do que os com vencimento no curto prazo.

A inversão ocorre, no entanto, quando os contratos de prazo mais curto ficam mais altos que os de prazo mais longo, e esse cenário é considerado um indicador de uma recessão iminente.

Últimas em Economia

Após as declarações de Powell nesta terça-feira, a diferença entre os dois títulos do Tesouro ultrapassou 1 ponto percentual negativo pela primeira vez desde 22 de setembro de 1981.

Às 14h20, o rendimento da T-note (Treasurie note) de 2 anos avançava de 4,901% para 4,960%; o juro da T-note de 10 anos descia de 3,965% para 3,955% e a inversão chegava a -1,005 ponto percentual.

No início do ano, o rendimento da T-Note de 2 anos estava no patamar de 4,374% e o de 10 anos em 3,745%, com a inversão em – 0,629.

Já em março do ano passado, o rendimento do título de 2 anos estava em 1, 605% e o de 10 anos em 1,848% e não havia inversão, com o spread entre os dois yields em 0,243 positivos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Estados Unidos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS