Incerteza sobre tarifas de Trump afeta economia americana, diz Livro Bege do Fed

Documento mostra a apreensão e tentativa de antecipação dos agentes financeiros à implementação das tarifas pelo governo de Donald Trump
🤖 Leia o resumo feito pelo Flash, nossa ferramenta de Inteligência Artificial
  • O Livro Bege do Federal Reserve apontou pouca alteração na atividade econômica americana desde março, mas com incerteza generalizada sobre a política comercial internacional.
  • Cinco distritos mostraram leve crescimento, três atividade inalterada e quatro queda leve a modesta.
  • Gastos do consumidor diminuíram, exceto por vendas de veículos e alguns bens não duráveis.
  • Aumento generalizado de preços foi observado, com empresas repassando custos de tarifas aos clientes, em alguns casos, com compressão de margens.
  • Mercado de trabalho se manteve estável ou com ligeira alta, mas com piora em relação ao relatório anterior, especialmente em cargos e organizações governamentais.
  • Empresas adotam postura de cautela na contratação devido à incerteza econômica.
LER RESUMO

O Federal Reserve (Fed) divulgou, há pouco, o Livro Bege — relatório que mostra um panorama da economia dos Estados Unidos a partir da percepção das doze distritais da autarquia.

O banco central americano notou, na publicação, que a atividade econômica do país apresentou pouca alteração desde a última divulgação, no início de março, mas a incerteza em torno da política comercial internacional foi generalizada em todas as distritais.

O documento mostra a apreensão e tentativa de antecipação dos agentes financeiros à implementação das tarifas pelo governo de Donald Trump. Cinco distritos mostraram leve crescimento, enquanto três notaram atividade inalterada e quatro relataram queda leve a modesta.

Já os gastos dos consumidores foram, em geral, menores. Os dados de consumo de bens não automotivos, por exemplo, diminuíram de forma generalizada, apesar de a maioria dos distritos ter observado vendas de moderadas a fortes de veículos e de alguns bens não duráveis, geralmente atribuídas a uma corrida para compras antes de aumentos de preços.

Aumento generalizado dos preços

O Livro Bege também mostrou que os preços aumentaram de forma generalizada, sendo que seis dos doze distritos descreveram o crescimento como modesto e outros seis como moderado, de forma semelhante ao relatório anterior.

A maioria das empresas esperava repassar os custos adicionais das tarifas aos clientes. No entanto, houve relatos de compressão de margens diante do aumento dos custos, tendo em vista que a demanda pelos produtos permanecia fraca em alguns setores, especialmente para empresas voltadas ao consumidor.

“A maioria das distritais observou que as empresas esperavam um crescimento elevado nos custos de insumos devido às tarifas e muitas delas já haviam recebido notificações de fornecedores sobre aumentos”, disse o Fed, no Livro Bege.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho, por sua vez, se manteve relativamente estável ou mostrou uma ligeira alta, com pelo menos cinco distritos relatando aumento modesto ou leve e quatro sem mudanças. Ainda assim, os números do emprego mostram uma leve piora em relação ao relatório anterior, com mais distritos relatando declínios.

O relatório também aponta que as quedas mais significativas no número de trabalhadores ocorreram em cargos governamentais ou em organizações que recebem financiamento do governo, o que pode ser relacionado ao trabalho do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), comandado por Elon Musk, que foi responsável pelo desligamento de diversos funcionários estatais.

Vários distritos também relataram que as empresas estavam adotando uma postura de cautela quanto à contratação, pausando ou reduzindo o ritmo até que haja maior clareza sobre as condições econômicas, além de relatos pontuais de empresas se preparando para demissões.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas