IF HOJE: taxa de desemprego nos EUA é o destaque desta sexta
O mercado espera que o percentual de americanos desempregados caia para 3,7%

Nesta sexta-feira (1º), o governo dos Estados Unidos divulga a taxa de desemprego e número de criação de vagas de trabalho no país em março.
O mercado espera que o desemprego nos EUA caia para 3,7%, de 3,8% em fevereiro, com a criação de 490 mil vagas fora do setor agrícola, uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando 678 mil novos postos foram criados.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Por que importa?
O payroll é o principal indicador do mercado de trabalho da maior economia do mundo e suas informações tendem a repercutir no mercado financeiro como um todo. Além disso, ele é acompanhado de perto pelo Fed (banco central dos EUA) e tido como base nas decisões de política monetária.
Como afeta seus investimentos?
Se os dados vierem piores do que o esperado, ativos de renda variável e o dólar podem se desvalorizar, caso contrário, ações e a moeda americana tendem a subir.
Últimas em Economia
Fique por dentro:
Aumento dos remédios
Entra em vigor nesta sexta (1) o aumento nacional de até 11,89% dos remédios. O reajuste não é automático nem imediato, porque depende de os fabricantes e as farmácias decidirem como aplicar. Ou seja: ainda vale a pena pesquisar em vários estabelecimentos antes de comprar.
Doria diz que ameaça de desistir foi ‘estratégia’ por apoio do PSDB e que Leite tenta dar ‘golpe’
Horas depois de ter ameaçado desistir da disputa presidencial, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta quinta-feira (31) que sua ação foi um “comportamento estratégico” para ter apoio de seu próprio partido na eleição. Doria criticou o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite por “não ter dignidade” de reconhecer que foi derrotado na prévia partidária e acusou o correligionário de tentar dar um “golpe”.
BC reduz dólar nas reservas internacionais e aumenta participação de yuan ao maior patamar
Diante da elevação da pressão inflacionária e do aperto monetário nas principais economias, o Banco Central (BC) brasileiro aumentou a participação de yuan nas reservas internacionais para 4,99% em 2021, maior patamar desde quando a moeda chinesa passou a compor a cesta, em 2019. O percentual é quatro vezes acima do alocado no ano anterior, de 1,21%. Essa elevação representou, em termos nominais, US$ 13,766 bilhões a mais em ativos mensurados em yuan.
Com greve, BC adia remuneração de participantes do Pix e frustra parte do mercado
Os servidores do BC “encontram-se em paralisações parciais diárias e entrarão em greve a partir de 1º de abril, o que prejudica o desempenho de vários processos da autarquia”, argumenta o diretor de Política Monetária, Bruno Serra, em voto que acompanhou a decisão. Ele acrescenta que o adiamento é “oportuno” para “preservar a segurança dos sistemas operados” pelo BC e “a manutenção das atividades essenciais”. O diretor propôs a revogação de dispositivos que tratavam do tema e diz que, uma vez que as questões relacionadas à greve estiverem superadas, a remuneração será retomada. A norma que tratou do tema, de 3 de março, estabeleceu que as instituições participantes do Pix passariam a ter uma remuneração, baseada na Selic, pelos recursos que ficam parados nas contas PI, por exemplo, aos fins de semana ou período noturno.
Para acompanhar hoje:
- 9h: produção industrial do Brasil em fevereiro
- 9h30 – EUA: payroll de março
- 10h45 – EUA: PMI industrial em março
Com Valor Econômico