Ibovespa sobe quase 2% e fecha na máxima do dia com rotação impulsionada por ‘efeito DeepSeek’

Questionamentos em torno da dominância das gigantes de infraestrutura de inteligência artificial (IA) americanas alimentaram a aversão a risco nos mercados internacionais na sessão desta segunda-feira. Em um movimento contrário ao visto lá fora, o Ibovespa conseguiu engatar uma alta firme de 1,97%, aos 124.862 pontos, na máxima do dia. Na mínima intradiária, o índice […]

Questionamentos em torno da dominância das gigantes de infraestrutura de inteligência artificial (IA) americanas alimentaram a aversão a risco nos mercados internacionais na sessão desta segunda-feira. Em um movimento contrário ao visto lá fora, o Ibovespa conseguiu engatar uma alta firme de 1,97%, aos 124.862 pontos, na máxima do dia. Na mínima intradiária, o índice chegou a tocar os 122.207 pontos.

A reavaliação global do mercado de tecnologia teve como origem a notícia de que a startup chinesa DeepSeek lançou um modelo de tecnologia avançado de IA por um custo bem mais baixo.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Segundo especialistas ouvidos pelo Valor, um movimento pontual de rotação para mercados emergentes, aliado a uma pressão menor sobre o dólar e sobre a curva de juros local, teriam impulsionado o desempenho do Ibovespa na sessão. Ações domésticas foram alguns dos destaques de alta, caso de Magazine Luiza, que avançou 10,05%, assim como Assaí (+7,64%) e Vamos (+7,24%). Papéis da Vale também apresentaram alta firme, de 1,75%, enquanto as PN da Petrobras tiveram ganhos de 1,47%.

Na ponta contrária, as ações da WEG foram duramente penalizadas, com uma queda de 7,88%.

Últimas em Economia

O volume financeiro no índice foi um pouco maior nesta segunda-feira, de R$ 17,1 bilhões, e de R$ 22,8 bilhões na B3. Já em NY, o pregão foi majoritariamente negativo: o Nasdaq recuou 3,07%; o S&P 500 caiu 1,46%; e o Dow Jones teve alta de 0,65%.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em DeepSeek


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS