Foi vítima dos descontos do INSS? Veja como pedir seu dinheiro de volta
- O INSS inicia programa para ressarcir aposentados e pensionistas por descontos irregulares.
- Notificações serão enviadas pelo app ‘Meu INSS’ a partir de 13 de maio.
- A partir de 14 de maio, o app permitirá confirmar a cobrança e solicitar o ressarcimento.
- O ressarcimento pode ser solicitado também pelo telefone 135.
- O INSS alerta contra golpes: contato oficial é feito apenas pelo app ‘Meu INSS’.
- Primeiras devoluções começam em 26 de maio, referentes a abril.
- O processo é simples: basta negar o desconto no app e o sistema aciona a entidade responsável.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou um plano de ação para notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos no INSS.
A iniciativa, divulgada durante entrevista coletiva com representantes da AGU (Advocacia-Geral da União), CGU (Controladoria-Geral da União) e do Ministério da Previdência Social, faz parte da resposta do governo ao mais recente escândalo de fraudes envolvendo o sistema previdenciário.
A partir desta terça-feira (13), os beneficiários afetados começarão a receber notificações pelo aplicativo ‘Meu INSS’. Para os que identificarem descontos, o aplicativo abrirá, a partir de quarta-feira (14), a opção de confirmar se autorizaram a cobrança ou se foram vítimas de fraude. Nesse caso, será possível solicitar o ressarcimento direto pelo aplicativo ou pelo telefone 135.
Contato será feito apenas pelo ‘Meu INSS’
Waller Júnior destacou que o contato oficial para a devolução dos valores dos descontos do INSS será feito somente por meio do ‘Meu INSS’. “O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link”, reforçou.
Segundo ele, a central 135 está sendo reforçada para atender o aumento da demanda e o presidente do INSS alertou para que os beneficiários não respondam a contatos suspeitos nem forneçam informações pessoais fora dos canais oficiais.
O processo de ressarcimento foi descrito como simples: basta o beneficiário registrar que não reconhece o desconto e o sistema automaticamente acionará a entidade responsável. Essa entidade terá quinze dias úteis para comprovar a regularidade ou efetuar o ressarcimento, que será depositado diretamente na conta do beneficiário.
Quando começa o ressarcimento?
As primeiras devoluções começam já no final deste mês de maio. Segundo nota do INSS ao portal UOL, os valores serão ressarcidos entre os dias 26 de maio e 6 de junho, referentes às mensalidades de abril.
Leia a seguir