Independência é crucial para credibilidade do Fed, alerta dirigente do BC americano
Trump tem pressionado o Fed publicamente para diminuir os juros americanos e discutido a demissão de Jerome Powell
O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, alertou para a importância da independência do banco central americano em entrevista à rede de televisão CBS no domingo.
“Há uma unanimidade entre os economistas de que a independência monetária da interferência política — para que o Fed ou qualquer banco central possa fazer o trabalho que precisa fazer — é realmente importante”, ele disse.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
“Espero fortemente que não entremos em um ambiente onde a independência monetária esteja em questão. Isso minaria a credibilidade do Fed.”
Goolsbee também afirmou que, em países onde o banco central não tem independência para conduzir a política monetária, “a taxa de inflação é mais alta, o crescimento é mais lento e o mercado de trabalho é pior”.
Últimas em Economia
Trump contra Powell
Essas falas do presidente do Fed de Chicago ocorreram poucos dias após as novas críticas do presidente americano Donald Trump ao trabalho de Jerome Powell, presidente do Fed.
Desde o início de seu mandato, Trump tem pressionado o Fed publicamente para diminuir os juros americanos, uma imposição que se intensificou na semana passada, após ele dizer que a demissão de Powell não poderia vir “cedo o suficiente”.
Um de seus assessores disse a repórteres que a equipe de Trump está considerando essa possibilidade.
Do outro lado, Powell tem afirmado repetidas vezes que não pretende renunciar ao cargo e reiterou em evento na semana passada que a independência do banco central é garantida pela lei.
Com informações do Valor Econômico