CPI: inflação de dezembro nos EUA sobe 0,4%, acima do esperado

Os índices que aumentaram em dezembro incluem abrigo, tarifas aéreas, carros e caminhões usados, veículos novos, seguro de veículos motorizados e assistência médica

O índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro, a inflação oficial dos Estados Unidos, subiu 0,4%

Dessa maneira, ficou acima da expectativa de alta de 0,3% dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal, segundo dados do Departamento de Trabalho.

Na base anual, o índice de inflação subiu 2,9%.

O índice de energia subiu 2,6% em dezembro, representando 40% de todos os itens. O índice de gasolina aumentou 4,4% enquanto o índice de alimentos subiu 0,3%.

Os índices que aumentaram em dezembro incluem abrigo, tarifas aéreas, carros e caminhões usados, veículos novos, seguro de veículos motorizados e assistência médica.

Os índices de cuidados pessoais, comunicação e bebidas alcoólicas estavam entre os poucos índices principais que diminuíram ao longo do mês.

Para o Fed, núcleo do CPI se move na direção

O núcleo do CPI veio mais suave do que o esperado, com um aumento de 0,2% em dezembro contra novembro, abaixo da previsão de 0,3%.

Após quatro meses consecutivos de aumentos de 0,3% no núcleo do CPI, esta é a direção que o Federal Reserve (Fed) quer ver.

Após o forte relatório de empregos de dezembro na semana passada, os investidores ficaram mais preocupados que o ímpeto econômico pudesse impedir quaisquer novos cortes nas taxas de juros pelo Fed durante todo o ano.

Dessa maneira, a inclinação geral do BC americano para pelo menos alguns cortes adicionais pode permanecer intacta.

As apostas dos traders agora refletem menos de 1 em 5 chances de que o Fed não corte nada em 2025, abaixo de 1 em 4 antes da divulgação do CPI.

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas