Boletim Focus: expectativa para a inflação oficial do País sobe pela 18ª semana seguida

O Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (17) indica alta da inflação oficial. Mais uma vez. Assim, a previsão é que o IPCA encerre 2025 em 5,60% (a previsão anterior era de 5,58%). É a 18ª semana seguida de revisão para cima do índice.
É mais do que a meta de inflação, estipulada em 3% com variação de 1,5 ponto percentual. Para cima ou para baixo. Para 2026, nova expectativa de alta da inflação. Ela terminará o próximo ano em 4,35% – contra 4,30% da expectativa de uma semana atrás.
Por que o Boletim Focus é importante?
O dado é importante porque a expectativa de inflação é monitorada de perto pelo Comitê de Política Monetária (Copom). É também a partir dessa informação que o colegiado fixa a taxa de juros básica da economia. Dessa forma, importante lembrar que a Selic está a 13,25% e deve receber mais um aumento de 1 ponto percentual já no próximo encontro. O colegiado se reúne em março.
No Boletim Focus a expectativa em torno da Selic não mudou. A previsão é de que a taxa encerre o ano marcando 15%.
Assim, se a tendência é altista para a inflação, não se pode dizer o mesmo do PIB; A expectativa é de freio do Produto Interno Bruto. O PIB de 2025 deve marcar alta de 2,01% – a expectativa era de 2,03% uma semana atrás.
Leia a seguir