BCE sinaliza mais cortes de juros após valorização do euro e queda nos preços de energia

No início deste mês, o BCE reduziu sua taxa de juros de referência pela quinta vez em reuniões consecutivas e, embora os investidores esperem ver mais cortes, alguns formuladores de políticas sugeriram que os movimentos futuros podem ser mais graduais

A recente valorização do euro e os declínios nos preços de energia fortaleceram o argumento para mais cortes de taxas de juros, disse o integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Piero Cipollone em uma entrevista publicada hoje.

No início deste mês, o BCE reduziu sua taxa de juros de referência pela quinta vez em reuniões consecutivas e, embora os investidores esperem ver mais cortes, alguns formuladores de políticas sugeriram que os movimentos futuros podem ser mais graduais.

Ao jornal espanhol “Expansión”, Cipollone disse que “surgiram questões importantes que fortaleceram os argumentos a favor de continuar a reduzir as taxas de juros.”

O euro se fortaleceu em relação ao dólar americano nas últimas semanas, o que reduz os preços de muitas importações.

Ao mesmo tempo, os preços da energia estão caindo nos mercados mundiais, sugerindo também que a inflação poderá ser mais fraca do que o previsto.

Contexto das declarações

Cipollone disse que tarifas mais altas dos Estados Unidos sobre importações da União Europeia (UE) também ajudariam a esfriar os aumentos de preços.

“Se os Estados Unidos impusessem tarifas sobre exportações europeias, isso teria um impacto negativo na demanda, o que fortaleceria ainda mais a tendência de queda da inflação”, disse ele.

O governo de Donald Trump disse que anunciaria novas tarifas em 2 de abril, e espera-se que elas incluam impostos mais altos sobre algumas importações da UE.

“Provavelmente atingiremos nossa meta de inflação mais cedo do que nossas últimas projeções indicam”, disse Cipollone. “As condições atuais tornam concebível que a política monetária seja menos restritiva.”

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas