Ata do Copom traz mais detalhes para mercado avaliar se ciclo de alta da Selic acabou
O calendário econômico de 12 a 16 de maio tem a ata do Copom como destaque. O documento, que será divulgado pelo Banco Central (BC) na manhã de terça-feira (13), detalha a decisão que elevou a taxa Selic em mais 0,50 ponto percentual, de 14,25% para 14,75% ao ano.
O mercado financeiro discute neste momento se o atual ciclo de alta dos juros acabou ou se o comitê de política monetária pode fazer um aperto adicional na reunião de junho.
Entre os indicadores mais relevantes, o IBGE publica entre quarta (14) e quinta (15) os dados de março do setor de serviços e do varejo, respectivamente. Ambos resultados calibram as expectativas para o crescimento do PIB do Brasil no 1º trimestre de 2025.
Inflação dos Estados Unidos
Na agenda internacional, os agentes financeiros aguardam a divulgação do CPI de abril. A nova rodada de dados da inflação dos EUA, na terça (13), vem após o Federal Reserve (Fed) ter mantido a taxa de juros no intervalo de 4,25% a 4,50%.
A mensagem principal da decisão foi que o Fed vai esperar para ver os efeitos da guerra comercial antes de voltar a mexer nos juros.
Por enquanto, pela posição majoritária do mercado, a retomada do ciclo de cortes deve acontecer apenas no encontro de julho. Mas tudo pode mudar, inclusive para pior, conforme a evolução da inflação americana.
Calendário econômico – 12 a 16 de maio
Segunda (12)
08h25: Boletim Focus (Banco Central)
Terça (13)
08h00: Ata do Copom (Banco Central)
09h30: CPI/Dados de abril da inflação dos EUA
Quarta (14)
09h00: Dados de março do setor de serviço (IBGE)
Sem horário: Resultados do Questionário Pré-Copom (Banco Central)
Quinta (15)
08h30: Conferência Anual do Banco Central
09h00: Dados de março do varejo (IBGE)
09h40: Discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed)
Sexta (16)
Sem indicadores relevantes
Leia a seguir