Boletim Focus: projeção para a inflação no Brasil piora mesmo após a nova alta da Selic

Mercado financeiro elevou as expectativas para o IPCA em 2025 e 2026

Sede do Banco Central. Foto: Adriano Machado/Reuters
Sede do Banco Central. Foto: Adriano Machado/Reuters

A projeção para a inflação em 2025 avançou pela 16ª semana seguida, mostra o Boletim Focus desta segunda-feira (3). A taxa esperada no encerramento deste ano oscilou de 5,50% para 5,51%.

Ao mesmo tempo, a previsão para o IPCA em 2026 também piorou, pela 6ª vez consecutiva. O índice de preços ao consumidor esperado no fim do ano que vem subiu de 4,22% para 4,28%.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A perspectiva de inflação ainda mais pressionada vem mesmo após o novo aumento de 1 ponto percentual da Selic, para 13,25% ao ano.

Pelos dados do Boletim Focus, a taxa básica de juros deve terminar 2025 em 15%. Por sua vez, a Selic deve baixar ao longo de 2026 e ficar em 12,5% no desfecho do ano.

Últimas em Boletim Focus

O relatório mais atual do Banco Central não traz novidades nos panoramas para o PIB e para o dólar.

Pelas previsões, a economia brasileira deve crescer 2,06% em 2025. Enquanto projeção de alta da atividade em 2026 permanece em 1,72%.

Por fim, o mercado financeiro prevê dólar cotado a R$ 6,00 nos encerramentos de 2025 e 2026.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Macroeconomia


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS