Carta ao investidor: Selic vai cair, ações para investir e o foco do Nubank; onde investir hoje

Há uma mudança importante em curso no cenário macroeconômico e isso pode afetar a decisão sobre onde investir hoje. Confira detalhes

Empresas citadas na reportagem:

Relatório emitido pelo Itaú Unibanco, e assinado pelo economista-chefe do banco, Mario Mesquita, nesta sexta-feira (16) traz nova perspectiva, a qual o investidor pessoa física precisa prestar atenção. Para além do documento, é possível entender nesta carta ao investidor quais ações podem ser boas opções e entender qual é o foco do Nubank (ROXO34). Entenda onde investir hoje.

Comecemos então pelo indicador macroeconômico. O relatório de Mesquita indica: o banco passa a esperar taxa Selic estável em 14,75% ao ano. Até o fim do ano. Mas vai haver corte neste ano? Não na visão do banco, que projeta reduções da taxa básica a partir de 2026.

Antes de seguirmos, vale a leitura
A Inteligência Financeira conversou com Thomas Wu, que é economista-chefe da Itaú Asset. Ele tratou dos motivos que levam a bolsa de valores a se expandir atualmente. “No primeiro trimestre, tivemos dois fundamentos (que explicam alta do Ibovespa). Um deles foi mais, digamos assim, tático. Eu acho que já passou”. Quer saber o segundo motivo? Clique aqui e descubra.

Onde investir hoje: o que fazer se a Selic cair?

Especialistas consultados indicam que fundos de investimento. E também há derivação para fundos internacionais. A renda fixa não deixa de ser interessante, mas é prudente olhar para produtos prefixados. Durante a semana, uma carteira nos foi sugerida para o atual momento. Ela contaria com:

  • 70% em renda fixa Brasil (mesclando pré, pós e IPCA+)
  • 5% renda fixa internacional
  • 5% renda variável internacional
  • 5% de ações de empresas da bolsa brasileira
  • 5%  de fundos imobiliários
  • 7% fundos multimercados
  • 3% de criptoativos

Para saber mais sobre essa carteira, basta conferir a reportagem da Inteligência Financeira.

Como se vê, a recomendação de carteira traz 5% de alocação em empresas da bolsa brasileira. Mas em quais empresas? Aqui, não há muito segredo: Itaú Unibanco (ITUB4) parece ser uma boa indicação, assim como Localiza (RENT3). Há outras sugestões. Não tire do foco também Banco do Brasil (BBAS3). Mas o balanço do banco referente ao primeiro trimestre do ano colocou um enorme ponto de interrogação na cabeça do mercado.

O que houve com o Banco do Brasil?
O lucro líquido do Banco do Brasil foi de R$ 7,3 bilhões. Veja bem, o banco teve lucro no primeiro trimestre. Mas acontece que esse lucro foi 20% abaixo do registrado em igual período do ano anterior. O importante indicador ‘retorno líquido sobre o patrimônio’ também caiu. De 21,8% para 16,7% em 12 meses. Isso ocorreu pelo aumento da inadimplência superior a 90 dias. Então, o mercado reagiu mal e os dados sugerem alguma cautela.

E o Nubank (ROXO34)?

CEO e fundador do Nubank (ROXO34), David Vélez disse recentemente que o banco ainda enxerga muita oportunidade em expandir o acesso ao crédito. E Guilherme Lago, CFO, complementou afirmando que hoje o banco vê sem melhor momento em originação de empréstimos. Chegou de acordo com o Valor Econômico a R$ 20,2 bilhões. Isso no primeiro trimestre deste ano. E daqui para frente, o foco está em aumentar a lucratividade.

Tire suas próprias conclusões. Quer saber mais? Basta clicar aqui.

Sugestões de leitura para o fim de semana
Santander baixa projeção do dólar no fim de 2025

Entenda a fusão entre Marfrig e BRF

CVM alerta sobre derivativo não regulado

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas