Ibovespa supera barreira dos 130 mil pontos e abre espaço para compras com risco calculado
Ibovespa supera marca importante; mas escolha pelo caminho da renda variável ainda requer cuidados, indica relatório do Itaú BBA.

O Ibovespa superou a barreira dos 130 mil pontos na volta do feriado. E isso significa que o investidor pode ir às compras, mas medindo com atenção os riscos envolvidos na ação. Em outras palavras: corra riscos calculados. Essa é a principal conclusão de relatório publicado pelo Itaú BBA com análise gráfica da bolsa de valores. O relatório é assinado por Fábio Perina e equipe.
Powered by TradingView
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Com o título de ‘Ibovespa: rumo à máxima do ano’, o relatório afirma que o “Ibovespa segue em recuperação e superou a resistência em 130.000 pontos. Com isso, o índice abre caminho em direção às resistências de 131.600 e 134.000 pontos, máximas do ano”.
Diante dessa análise, o relatório indica que há uma janela para buscar oportunidades de compra, mas com riscos calculados. “Priorizar ações que já se encontram em negociação acima da média móvel de 200 períodos, indicando uma tendência de alta mais consolidada”.
Últimas em Ações
Ibovespa: evolução em 2025
O cenário atual é bastante diferente do experimentado pelos investidores no início do ano ou até mesmo no fim de 2024. Na época, o Ibovespa chafurdava em 120 mil pontos, resultado de um longo inverno em que a taxa de juros básica da economia em evolução complicou as coisas para a renda variável.
Embora em evolução, o Ibovespa teve um importante limitador recente: o anúncio do tarifaço norte-americano por Donald Trump. O relatório do Itaú BBA trata do assunto. “A suspensão das tarifas americanas gerou alívio nos mercados. No entanto, o desdobramento dessas discussões está consolidando um novo intervalo de negociação no curto prazo nos EUA”.