Em quais ações investir agora com o Ibovespa perto dos 140 mil pontos?

Definir em qual ação investir agora passa por avaliar os fundamentos das empresas, mesmo que elas não estejam em alta no momento

O Ibovespa fecha em novo patamar histórico e a alta da quinta-feira coloca o índice perto dos 140 mil pontos, jamais alcançados na história. Mas em quais empresas investir agora para aproveitar esse bom momento?

Analistas consultados pela Inteligência Financeira afirmam que é importante se manter atento ao que as empresas podem entregar em termos de resultados objetivos. Então, vamos às empresas com os melhores fundamentos e com preços acessíveis na bolsa que podem oferecer ganhos importantes.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Em quais empresas investir agora: PRIO3 no setor de petróleo

As ações da Prio (PRIO3) estão entre as indicadas. “A empresa está caindo agora com o preço do petróleo e produção um pouco travada por causa do Ibama”, destaca Bruce Barbosa, sócio-fundador da Nord Investimentos.

O problema da produção está relacionado à demora na emissão da licença do Ibama e intervenção em poços já perfurados. Mas isso deve ser resolvido com a liberação da exploração até o final do ano. O que deve reverter o momento das ações da Prio (PRIO3) na bolsa.

Últimas em Ações

Além disso, a companhia acabou de anunciar a compra de 60% do Campo de Peregrino, que deve dobrar sua produção, na estimativa da Nord. Para 2026, a expectativa é de que a empresa gere bastante caixa e “dê alegrias para seus investidores”, diz Barbosa.

Mas, até lá, os papéis ainda podem sofrer quedas porque, no curto prazo, o preço do petróleo deve seguir baixo em relação à média recente. “Mas, no longo prazo, o preço do petróleo deve impactar menos (os resultados da PRIO3) porque a produção dela cresce tanto que o preço do petróleo acaba sendo um fator secundário”, acrescenta Barbosa.

BBAS3

Além disso, Barbosa fala sobre o potencial do Banco do Brasil (BBAS3) como empresa para aproveitar o fim do ciclo de alta da bolsa.

“O Banco no Brasil (BBAS3) é um negócio muito bom porque o banco consegue operar em um ambiente de juro muito alto”, destaca.

E, embora o mercado já precifique queda de juros para o fim de 2025 ou começo de 2026, há espaço importante para que os bancos sigam aproveitando juros reais bastante elevados.

E, nesse ambiente, BBAS3 pode se beneficiar, mas não é a única ação de banco em destaque. Itaú (ITUB4) também está na lista.

ITUB4

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, tem algumas ponderações com relação ao Ibovespa. Para ele, o índice deve recuar até o final do ano, para perto de 135 mil pontos.

Mesmo assim, há boas oportunidades. Uma das principais é o Itaú (ITUB4), que foi um dos destaques em 2024. O banco enfileirou resultados positivos nos últimos trimestres e vêm sendo um porto seguro para o investidor. E isso deve se prolongar.

“Itaú (ITUB4), com juros elevados, vem se consolidando no mercado financeiro, entrando onde fintechs tentaram entrar para competir com ele. Mas, após aquisições, o banco conseguiu reverter a situação (de pressão concorrencial)”, diz Cruz.  

RENT3

O estrategista da RB também destaca a Localiza (RENT3) como empresa para experimentar ganhos relevantes na bolsa, com alguma segurança.

“A Localiza (RENT3) tem elevado bastante sua rentabilidade, e com liderança ainda muito confortável no segmento (de locação e venda de automóveis). Sua principal concorrente, a Movidas (MOVI3), tem sido bastante impactada pelo endividamento”, avalia.

SMFT3

A rede de academias Smartfit (SMFT3) também é uma das apostas de Cruz para experimentar ganhos descolados do desempenho do Ibovespa.

“Smartfit (SMFT3) não só cumpriu com sua promessa de abertura de lojas, como subiu esse número para 2025, sem prejudicar a margem. Ela continua como líder do mercado, mas ainda tem muito espaço para crescer pelo Brasil”, destaca.  

Em quais empresas investir agora: ESPA3 entre as small caps

Para além das ações de maior volume, Cruz menciona a Espaçolaser (ESPA3) como uma das ações para investir agora.

Como small cap, ela apresenta o risco de não ter muita liquidez e registrar alta volatilidade. Contudo, “é líder inquestionável do setor”, destaca.

“E depois de vários anos de abertura de lojas e aumento de receitas, ela conseguiu diminuir custos e alavancagem, algo que o mercado cobrava, enquanto os concorrentes estão fechando lojas”, arremata o estrategista da RB.

DIRR3 e PLPL3

As empresas de construção civil têm oferecido alguns dos melhores desempenho da bolsa. E algumas delas ainda podem entregar mais. No setor, Cruz destaca Direcional (DIRR3) e Plano&Plano (PLPL3) como as melhores aquisições.

“Essa faixa quatro do Minha Casa, Minha Vida oferece ótimas notícias para as duas empresas. Ano passado, havia dúvida sobre disponibilidade de crédito ao setor imobiliário, mas isso já foi superado”.

Onde investir agora? Em quem paga dividendos ou aposta em crescimento?

Os investidores são sempre instigados a avaliar se a empresa está em um período de pagamento de dividendos ou de expansão.

As duas questões não são necessariamente antagonistas, mas uma política de pagamento de dividendos retira dinheiro disponível que poderia ser aplicado em investimentos, e vice-versa.

Por isso, o momento que a empresa atravessa deve ser avaliado, bem como, a situação da economia.

Nesse sentido, Barbosa, da Nord, diz que as empresas “dividendeiras”, como Petrobras e Itaú, foram algumas das melhores opções no ciclo de alta de juros. Agora, ele acredita em uma “reversão”.

“Quando a gente começar a perceber a mudança de política econômica, a gente vai ter uma reversão, e as empresas que dependem mais de juros, principalmente as small caps, devem andar bem melhor”, avalia.

Nesse sentido, ele diz que “tem muita empresa boa na bolsa hoje, que tem resultados consistentes e de longo prazo”.

Algumas dessas empresas têm ações que ainda estão em ciclo de queda por conta de questões macroeconômicas. Então, o momento para apostar pode ser agora.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS