Tarifas de Donald Trump: o que fazer com ações GM e Ford neste momento?
Ações da GM e da Ford devem ser muito afetadas pelas tarifas de Trump? O que fazer com os papéis neste momento?

O que deve acontecer com as ações da GM e Ford? A pergunta, claro, considera as tarifas de 25% sobre a importação de automóveis e peças automotivas que continuam valendo, pelo menos por enquanto, apesar de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspender por 90 dias parte das medidas tarifárias anunciadas nos últimos dias.
Henrique Vasconcellos, sócio e analista de ações globais da Nord Investimentos, e Marcelo Boragini, especialista em renda variável da Davos Investimentos, não têm dúvidas de que as medias podem impactar significativamente a produção e as vendas das duas montadoras.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
“Ambas dependem de peças importadas de países como Japão, Canadá, México e Alemanha e o aumento dos custos pode reduzir as margens de lucro”, alerta Boragini.
Vasconcellos complementa, lembrando que é comum – ou pelo menos era – que o transporte das peças faça diversas vezes um caminho de ida e volta para os Estados Unidos, partindo do México, por exemplo. “Era uma estratégia para buscar uma eficiência tributária que agora não existe mais”, explica.
Últimas em Ações
Ou seja, tudo vai ficar mais caro.
Quem quer comprar, vai pagar mais. E quem já tem carro, deve gastar mais em reparo e manutenção. “E, nesse negócio supercompetitivo, em que é difícil repassar custos para os clientes, as montadoras vão ficar estranguladas, com margens menores”, diz Vasconcellos.
Qual foi o impacto das tarifas sobre ações GM e Ford
Boragini resgata que, no dia do anúncio, as ações da GM e da Ford sentiram rapidamente o efeito. “Os papeis da GM caíram aproximadamente 7%”, diz ele. “As ações da Ford, cerca de 4%”, lembra.
Considerando os últimos 12 meses, Vasconcellos calcula que, de 31 de março de 2024 a 31 de março de 2025, as ações da GM subiram 4,6%. “No mesmo período, a Ford teve queda de 18,8%”, diz ele.
De forma geral, Boragini acredita que GM venha mostrando resiliência, com crescimento nas vendas de veículos elétricos e recuperação principalmente no mercado chinês. “Já a Ford enfrenta desafios no segmento de elétricos”, destaca.
E o que fazer com ações da GM e Ford agora?
O cenário exige cautela tanto para quem tem essas ações em carteira quanto para quem pensa em comprar. “A tendência para os próximos meses vai depender da capacidade das próprias montadoras de ajustar suas cadeias de suprimentos e repassar custos para os consumidores”, afirma Boragini.
Na sua opinião, GM tem mostrado resultados sólidos e pode ser uma opção para quem busca exposição no setor automotivo.
“A Ford, por outro lado, enfrenta desafios maiores”, ressalta. “Ainda assim, na minha visão, pode se recuperar a médio e longo prazo”, diz ele. O especialista considera que ambas estejam investindo fortemente no setor elétrico e em novas tecnologias. “Para longo prazo, os papéis podem trazer bons frutos”, conclui.
Como negociar ações GM e Ford no Brasil
Quem tem ideia de investir em ações da GM e da Ford e está no Brasil pode fazer isso por meio das BDRs negociadas na B3 – GMCO34 (para GM) e FDMO34 (para Ford). Além disso, é possível comprar os papeis por meio de corretoras que acessem o mercado americano.