Magalu, Vamos, Automob e outras empresas voltadas ao mercado interno disparam com dólar, prévia do PIB e inflação

Ações em alta: veja as empresas que tiveram as maiores valorizações nesta segunda-feira (17); e também as que mais caíram

Detalhe do site do Magazine Luiza (MGLU3). Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/Reuters
Detalhe do site do Magazine Luiza (MGLU3). Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/Reuters

A lista de ações em alta da bolsa de valores desta segunda-feira (17) trouxe novamente empresas relacionadas ao mercado interno. Nesse sentido, o dia foi de ganhos importantes do Ibovespa e de retorno ao patamar de 130 mil pontos.

Companhias como Automob (AMOB3), Vamos (VAMO3), Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Renner (LREN3) entre outras sobem mesmo com a perspectiva de alta de 1 ponto percentual nos juros. Vale lembrar que a reunião do Banco Central desta semana trará a decisão sobre o novo patamar da Selic na quarta-feira (19) e possíveis sinalizações sobre as próximas decisões.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O bom humor com o setor pode estar relacionado com os dados do IBC-Br, índice conhecido como prévia do PIB, que apontou economia aquecida em janeiro, acima do esperado.

Além disso, o boletim Focus trouxe sinalização positiva quanto à expectativa do mercado sobre o comportamento dos preços para este e os próximos anos.

Últimas em Ações

“Como a alta em 1 ponto percentual já está precificada, as ações reagem bem ao boletim Focus, que após 19 semanas, finalmente trouxe uma projeção de inflação apontando para baixo”. A avaliação é de Fabio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco.

“Além disso, a queda do dólar hoje e a expectativa de manutenção de juros nos Estados Unidos animam os investidores”, acrescenta Louzada.

Agora, a expectativa é de maior entrada de capital estrangeiro no Brasil com a alta de juros aqui e manutenção de juros nos EUA. No bojo dessa entrada de capital existe a perspectiva de que também os ativos de risco brasileiros recebam mais atenção do investidor estrangeiro.

Ações em alta

EmpresaAtivoÚltima cotação (R$)Variação no fechamento (%)
AutomobAMOB30,37,14
VamosVAMO34,196,08
Magazine LuizaMGLU310,145,62
HapvidaHAPV32,295,05
CosanCSAN37,84,42
Raia DrogasilRADL319,974,12
Lojas RennerLREN312,53,91
CCRCCRO312,093,42
EmbraerEMBR377,413,38
ItaúITUB435,343

Perdas

Entre as quedas, temos as ações de Natura, que seguem movimento de baixa desde a divulgação do balanço na última sexta-feira.

“A empresa apresentou no balanço uma redução das margens por conta da dolarização de custos. Além disso, a alta do dólar prejudicou bastante a empresa, mesmo tendo apresentado um crescimento de receita positivo”.

Hoje, a companhia anunciou um programa de recompra de ações. Assim, tenta gerar valor aos acionistas e confiança aos investidores. “Mas isso acabou não surtindo efeito”, diz Louzada.  

Ações em queda

EmpresaAtivoÚltima cotação (R$)Variação no fechamento (%)
SLCSLCE317,89-3,92
MarcopoloPOMO46,91-2,95
NaturaNTCO39,2-3,16
MarfrigMRFG314,81-2,95
B3B3SA312,42-3,5

As listas acima contêm apenas ações do Ibovespa. Por fim, as cotações foram apuradas entre as 17h25 e as 17h35.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS