Ações em alta: CVC Brasil (CVCB3) dispara quase 10% e é seguida por JBS (JBSS3)

Ações da agência de viagens lideram ranking de papéis do Ibovespa em alta hoje; JBS decola com dupla listagem no radar

As ações da CVC Brasil (CVCB3) lideraram os ativos em alta do Ibovespa nesta quarta-feira (23), em meio à valorização generalizada do índice. No exterior, o alívio dos investidores com possível recuo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre tarifas impostas à China impulsionou bolsas ao redor do mundo. Segunda maior alta do dia, a JBS (JBSS3) recebeu autorização da SEC, regulador do mercado de capitais americano, para listagem nos EUA.

Por outro lado, as ações de Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3) fecharam o pregão em baixa. O Ministério da Educação (MEC) anunciou que deve realizar um novo exame para avaliar cursos de medicina, batizado de Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

A Cogna é mais sensível à perda de matrículas em seus cursos de medicina, como decorrência da nova avaliação do MEC. Como efeito, a ação da empresa cedeu mais que a concorrente.

Confira as principais ações em alta e em baixa no Ibovespa hoje:

As dez principais ações em alta no Ibovespa hoje

As ações da CVC Brasil subiram com a queda dos juros futuros e a ligeira desvalorização do dólar diante do real.

Em seguida, a JBS se valorizou no dia pelo otimismo do mercado com o processo de dupla listagem da ação.

  1. CVC Brasil ON (CVCB3): +9,09%
  2. JBS ON (JBSS3): +7,44%
  3. Usiminas PNA (USIM5): +6,65%
  4. CSN Mineração ON (CMIN3): +6,62%
  5. Locaweb ON (LWSA3): +6,53%
  6. Minerva ON (BEEF3): +4,95%
  7. Azul PN (AZUL4): +4,65%
  8. Raízen PN (RAIZ4): +4,62%
  9. Vamos ON (VAMO3): 4,23%
  10. CSN ON (CSNA3): +4,18%

A empresa de turismo foi beneficiada pelo bom humor do investidor internacional. Na curva de juros, quedas nos contratos de DI futuro com vencimento de 2027 a 2030 também corroboraram para a alta das ações da CVC no Ibovespa.

O DI de 2027 recuou 190 pontos base, enquanto a taxa atrelada à curva de juros no contrato de janeiro de 2028 caiu 180 pontos.

Já a JBS (JBSS3) teve dia de gala na bolsa.

Isso porque as ações da empresa dispararam após a SEC, comissão de valores mobiliários dos EUA, autorizar o processo de listagem de ações do frigorífico brasileiro nos Estados Unidos.

De acordo com o pedido de registro da empresa, as ações devem ser registradas na bolsa de valores de Nova York. A conclusão da dupla listagem será em 11 de junho.

No Brasil, a JBS deve emitir recibos depositários de ações, ou BDRs, de nível dois. Assim, para bancos de investimento, o aval da SEC é mais um passo para que o frigorífico destrave valor no mercado, porque deve diminuir o desconto da ação em relação aos pares estrangeiros.

Ações em baixa: 9 piores do Ibovespa

Por outro lado, ações dos setores de educação e petroleiras encerraram o pregão em baixa.

  1. Yduqs ON (YDUQ3): -3,19%
  2. Cogna ON (COGN3): -1,92%
  3. Prio ON (PRIO3): -1,19%
  4. Magazine Luiza ON (MGLU3): -0,79%
  5. PetroReconcavo ON (RECV3): -0,77%
  6. Petrobras ON (PETR3): -0,73%
  7. SLC Agrícola ON (SLCE3): -0,44%
  8. CPFL ON (CPFE3): -0,37%
  9. Petrobras PN (PETR4): -0,16%

As ações de Yduqs e Cogna caíram com o anúncio do MEC de um novo exame “unificado de avaliação da formação médica no Brasil”. Os resultados da prova serão usados para determinar acesso à residência após formação do aluno.

Já as petrolíferas começaram o pregão em alta, mas reverteram ganhos em perdas após anúncio de aumento de produção feito pelo Cazaquistão. O país asiático faz parte da OPEP+, bloco de países produtores da commodity que reúne Arábia Saudita e Rússia, entre outros.

O contrato futuro do barril de petróleo Brent despencou 1,7% na bolsa de commodities de Londres (ICE). A unidade está cotada hoje a US$ 66,20.

Leia a seguir

Pular para a barra de ferramentas