Ações em alta: Assaí (ASAI3) sobe mais de 5% com Telefônica Brasil (VIVT3) logo atrás; Natura (NTCO3) tomba quase 8%

Empresas citadas na reportagem:
As ações da rede atacadista Assaí (ASAI3) subiram mais de 5% no Ibovespa nesta terça-feira (1) e terminaram o pregão no topo da lista de ativos em alta do índice da bolsa de valores.
A Telefônica Brasil (VIVT3) veio logo em seguida, após tornar-se preferência na alocação em ações para abril.
O dia, sobretudo, foi positivo para os setores de mineração e siderurgia, impulsionado pela alta da Vale (VALE3) e por varejistas.
Por outro lado, as ações da Natura (NTCO3) fecharam em queda de quase 8% no pregão. O papel derreteu mais uma vez na bolsa com a saída do papel da carteira recomendada de ações da XP Investimentos para março.
A Cemig (CMIG4) foi rebaixada por bancos e, assim, também sobrou como destaque negativo do dia.
Confira a seguir as principais ações em alta e em queda no Ibovespa hoje.
Ações em alta: MGLU3, ASAI3 e mais
O dia, em geral, foi positivo para varejistas no Ibovespa. Além de Assaí, as ações da Lojas Renner (LREN3) e Magazine Luiza (MGLU3) figuraram na lista de principais altas. O pregão surfou na onda da valorização do real contra o dólar, à medida em que as bolsas da Europa se recuperaram do efeito “tarifaço” de Donald Trump.
O presidente americano deve anunciar novas tarifas de importação recíprocas nesta quarta-feira, no que vem chamando de “Liberation Day”.
No Brasil, além disso, as ações de siderurgia e mineração se recuperaram do pregão de segunda-feira. As ações da Usiminas lideraram o setor no índice, que também contou com a retomada de alta da Vale (VALE3).
Assim, o salto em valor de companhias brasileiras se apoiou no minério de ferro. Na bolsa de Cingapura, o contrato futuro da commodity metálica para maio subiu 1,69%.
As ações da Telefônica Brasil terminaram o dia na segunda posição do ranking de ações em alta. O Banco Safra alterou o peso de sua carteira recomendada para abril e aumentou a alocação na operadora dona da Vivo. Em detrimento, retirou peso na alocação da Suzano (SUZB3).
Confira as dez ações com maiores altas no índice hoje:
- Assaí ON (ASAI3): +5,57%
- Telefônica Brasil ON (VIVT3): +4,96%
- Localiza ON (RENT3): +4,50%
- Yduqs ON (YDUQ3): +4,33%
- Automob ON (AMOB3): +4,00%
- Usiminas PNA (USIM5): +3,87%
- Marfrig ON (MRFG3): +3,54%
- Cogna ON (COGN3): +3,35%
- Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4): +3,24%
Ações em baixa: Natura e Cemig são destaques negativos
Por outro lado, as ações da Natura (NTCO3) e a Cemig (CMIG4) foram os destaques negativos do pregão. As ações da varejista de cosméticos despencaram quase 8% nesta terça-feira.
No total, o investidor movimentou R$ 331 milhões em volume negociado sobre o papel da Natura.
A XP Investimentos retirou as ações da companhia de sua carteira mensal de recomendações. Assim, os papéis da Natura continuam em tendência de queda em 2025, com recuo de 27% desde o primeiro pregão do ano.
Além disso, a Cemig (CMIG4) apareceu entre as piores ações do Ibovespa hoje. O Bank of America rebaixou o papel de neutro para venda.
Confira, em seguida, as dez principais ações em baixa no Ibovespa hoje:
- Natura ON (NTCO3): -7,91%
- Braskem PNA (BRKM5): -3,45%
- Azul PN (AZUL4): -2,74%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): -1,94%
- Cemig PN (CMIG4): -1,66%
- CSN Mineração (CMIN3): -1,29%
- PetroReconcavo ON (RECV3): -1,27%
- Vivara ON (VIVA3): -0,90%
- Rede D’Or ON (RDOR3): -0,89%
- Petz ON (PETZ3): -0,74%
Leia a seguir