Nasdaq

A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma Bolsa de Valores localizada em Nova York, nos Estados Unidos. Pelo seu volume de negociações, é considerada uma das maiores do mundo. Mais de 3 000 companhias estão listadas na Nasdaq, entre elas Facebook, Apple, Microsoft e Amazon. E é aí onde está o diferencial da Nasdaq: os papeis que ela negocia são de empresas que têm a tecnologia como foco de seus negócios.

Um exemplo para você entender a Nasdaq 

Em dezembro de 2020, o Airbnb, site de reserva de acomodações, fez sua estreia na Nasdaq. A empresa fez o IPO e passou a comercializar ações na Bolsa americana. Com isso, os investidores puderam se tornar sócios da companhia. Em seguida, essa foi a maior oferta pública inicial de ações do ano nos Estados Unidos. Além disso, empresas como DoorDash e Snowflake também abriram capital na Nasdaq.

Como tudo começou? 

Órgãos reguladores do mercado criaram a Nasdaq em 1971.O objetivo era trazer um ambiente mais transparente, moderno e seguro de regulamentação, principalmente para empresas de tecnologia e setores menos tradicionais.  

Criou-se um sistema de negociação totalmente eletrônico – diferentemente da NYSE, principal concorrente da Nasdaq. Realizou-se o primeiro pregão da Nasdaq em 8 de fevereiro de 1971. Neste dia, negociaram-se mais de 2.500 ações.

A Nasdaq ainda teve um grande destaque entre os anos 1997 e 2000, quando aconteceu a bolha da internet. Foi nessa época em que novas empresas de tecnologia registraram uma forte alta de ações com o superaquecimento do mercado financeiro americano. Entre 2000 e 2002, investidores se deram conta de que as especulações cresciam sem grandes fundamentos, o que provocou um enorme volume de vendas. Foi então que o principal índice da Nasdaq caiu mais de 75%. Mais tarde, em 2008, a Nasdaq sofreu novamente um período de quedas com a crise do subprime.  

Atualmente, a Bolsa abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Google, Netflix, Amazon e Starbucks. Ela funciona como um “termômetro” no mercado financeiro, com bilhões de dólares sendo negociados diariamente.  

Cinco curiosidades sobre a Nasdaq 

  1. Por ter nascido em um ambiente digital, a Nasdaq nunca adotou o tradicional pregão viva voz, onde negociavam ativos em um grande galpão. Tudo acontece online, em um sistema eletrônico de alta segurança. 
  1. Além disso, o funcionamento da Nasdaq é diferente do de Bolsas como a B3 e NYSE. Nela, as negociações acontecem pelo modelo “dealer’s market”, onde os investidores não negociam entre si. Contudo, um negociador faz as compras e vendas dos ativos.  
  1. Cerca de 1,8 bilhão de negociações acontecem diariamente na Nasdaq. Na sua principal concorrente, a NYSE, são cerca de 1,46 bilhão de negociações. Isso acontece, principalmente, pela presença das maiores empresas do mundo, como Google e Microsoft, que têm suas ações muito negociadas. 
  1. A sede da Nasdaq fica na Time Square, em Nova York. A bolsa de valores é tão conhecida que se tornou uma atração turística entre os visitantes. O famoso telão em frente ao prédio destaca as empresas listadas e outras informações relevantes. 
  1. Em 2016, a Nasdaq anunciou a chegada da primeira mulher a liderar uma bolsa de valores nos Estados Unidos: a empresária Adena Friedman. 

Você também pode gostar
POR
Redação IF 14 abr. 2025, 11:02

Bolsas de Nova York sobem firme com recuo de Trump em tarifas para eletrônicos

Ganhos em Wall Street eram impulsionados principalmente pelo setor de tecnologia

POR
Redação IF 14 abr. 2025, 10:35

Vale, Petrobras e bancos: os destaques na alta do Ibovespa nesta segunda-feira

Abertura da semana é positiva para ativos de risco na esteira de alívio na guerra tarifária de Trump

POR
Redação IF 14 abr. 2025, 09:40

Juros futuros abrem a semana em queda diante de sinais de Trump menos agressivo

O movimento é concentrado nos vértices de longo prazo da curva a termo e ocorre em meio a uma redução do prêmio de risco global

2 min.
POR
Redação IF 14 abr. 2025, 09:07

GPA (PCAR3) recebe indicação de Rafael Ferri para conselho de administração

O ex-sócio do TC vem aumentando participação na empresa nas últimas semanas

POR
Redação IF 14 abr. 2025, 08:57

Alívio de tarifas impulsiona recuperação tecnológica; ações da Apple disparam

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, isentou de tarifas alguns produtos de tecnologia, mas alertou que taxas mais direcionadas estão em andamento

POR
Aluísio Alves 14 abr. 2025, 06:08

Ações da semana: Sabesp e Equatorial estão perto de alta de até 15%, diz análise gráfica

SBSP3 vem aparecendo praticamente como uma unanimidade na avaliação dos analistas, pelo potencial de ganho e aspecto defensivo do papel

POR
Redação IF 13 abr. 2025, 07:37

Família Trump acumula quase US$ 1 bi com NFTs, memecoins e até mineração de bitcoin

Família Trump acumulou patrimônio no mundo digital, mesmo com a recente volatilidade do mercado.

Clique e veja mais
Pular para a barra de ferramentas