Dow Jones

Dow Jones Industrial Average, conhecido como Dow Jones, é um dos principais índices acionários do mundo. Ele acompanha o desempenho das 30 principais ações listadas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos e é um dos termômetros mais utilizados por investidores para se medir o sentimento de Wall Street.

Se o índice Dow Jones sobe, é um sinal positivo para o mercado de ações, já que há mais compradores do que vendedores. Se ocorre o inverso, com mais intenção de venda do que de compra, ele cai. 

Como tudo começou 

O índice Dow Jones é um dos mais antigos ainda em uso. Ele foi desenvolvido em 1896 pelo jornalista Charles Henry Dow, que também é um dos fundadores do jornal americano The Wall Street Journal. Tanto o índice como o The Wall Street Journal faziam parte da empresa Dow Jones & Company, fundada por Dow em 1882, com os também jornalistas Charles Milford Bergstresser e Edward Jones. O nome do índice é em função da empresa, que combinava os sobrenomes Dow e Jones.

Por que investir em Bolsa de Valores?
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Hoje, a empresa Standard & Poor’s administra o índice e também é responsável pelo índice S&P 500. A Dow Jones & Company ainda é dona de The Wall Street Journal, Dow Jones Newswires, Factiva, Barron’s, MarketWatch e Financial News. 

No início, o índice era composto por apenas 12 papéis: American Cotton Oil Company, American Sugar Refining Company, American Tobacco Company, Chicago Gas Company, Distilling & Cattle Feeding Company, General Electric, Laclede Gas Company, National Lead Company, North American Company, Tennessee Coal, Iron and Railroad Company, United States Leather Company, e United States Rubber Company. 

A mais longeva empresa foi a General Electric, que deixou o índice apenas em 2018. Hoje, nenhum dos participantes originais compõe o índice.  

Composição do índice 

Atualmente, o índice Dow Jones acompanha as 30 principais companhias de todos os setores, com exceção de transporte e serviços básicos, que estão representados nos seus respectivos índices: Dow Jones Transportation Average e Dow Jones Utility Average. 

As ações que compõem o indicador mudam conforme o mercado evolui, para que ele se mantenha atualizado e representativo. São escolhidas as mais líquidas e representativas da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York) e da Nasdaq.  

Só para você ter uma ideia, em setembro de 2021, as ações eram: 3M, American Express, Amgen, Apple, Boeing, Caterpillar, Chevron, Cisco, Coca-Cola, Dow, Goldman Sachs, Home Depot, Honeywell, Intel, IBM, Johnson & Johnson, JPMorgan, McDonald’s, Merck, Microsoft, Nike, P&G, Salesforce, Travelers, UnitedHealth, Verizon, Visa, Walgreens Boots Alliance, Walmart e Walt Disney. 

Dow Jones futuro 

Além do Dow Jones, investidores usam os contratos futuros ligados ao índice para monitorar o mercado. Existem três tipos de contratos de Dow Jones futuro: o E-mini Dow, que é o mais negociado, o DJIA e o Big Dow DJIA. 

Estes contratos são uma forma de se investir no índice, apostando na sua alta ou na sua queda.  

Os movimentos de alta ou queda destes contratos são importantes sinais de como deve se comportar o índice no pregão, já que enquanto o DJ se movimenta apenas durante o horário de negociação regular de Wall Street, negociam os contratos futuros praticamente sem parar.

O Dow Jones futuro funciona de segunda a sexta, só que o pregão começa no dia anterior. Por exemplo: a negociação da terça-feira começa às 17h de segunda, assim que acaba o pregão normal, e termina às16h15 de terça, com uma breve pausa entre 15h15 e 15h30. 

Rihanna e o índice 

O índice vem se popularizando não apenas por sua força e importância no mercado financeiro. Há alguns anos, a cantora Rihanna colocou o índice em uma de suas músicas mais famosas, “Umbrella”, no seguinte trecho: 

No clouds in my stones 
Let it rain, I hydroplane in the bank 
Coming down with the Dow Jones 

Pode não ser uma das melhores referências ao índice, mas ajudou a disseminar ainda mais o conceito. 


Você também pode gostar
POR
Redação IF 07 abr. 2025, 14:13

Guerra tarifária derruba bolsas europeias em 4º dia seguido

Em meio à escalada da guerra comercial e temor de recessão, os principais índices acionários da Europa caíram mais de 3%, marcando o quarto dia consecutivo de perdas. A União Europeia prepara contramedidas às tarifas americanas.

2 min.
POR
Bruno 06 abr. 2025, 21:53

Tensões comerciais derrubam ativos globais, mesmo com payroll positivo nos EUA

Apesar dos bons números de empregos nos EUA, o aumento das tensões comerciais entre EUA e China gerou impacto negativo nos mercados globais, com quedas significativas em índices como Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq. No Brasil, o dólar subiu e o Ibovespa caiu.

POR
Redação IF 06 abr. 2025, 21:10

Bolsa de Tóquio despenca 1,9% em meio a guerra comercial

A Bolsa de Tóquio abriu em forte queda de 1,9%, atingindo 33.154,97 pontos, impulsionada por um massivo movimento de vendas em diversos setores, reflexo da intensificação da guerra comercial global.

1 min.
POR
Bruno 03 abr. 2025, 16:01

CVM barra negociações do Eike Token e aplica multa diária de R$ 100 mil

A CVM emitiu uma 'stop order' para as negociações do Eike Token, suspendendo a atuação de Eike Batista e outras empresas envolvidas na emissão do ativo digital.

2 min.
POR
Lucas Andrade 01 abr. 2025, 10:03

GPA: Ações sobem 13,6% após fundo de Tanure pedir nova diretoria

Ações do GPA tiveram alta de 13,60% após fundo de Nelson Tanure pedir assembleia para destituir o conselho de administração. Analistas veem a mudança como potencialmente positiva para a empresa.

2 min.
POR
Aluísio Alves 26 mar. 2025, 07:00

Eletrobras pode turbinar dividendos antes de mudança no Imposto de Renda; entenda o cenário

Relatório destaca outras empresas de energia e de saneamento com baixo endividamento e com potencial de pagar proventos extraordinários

POR
Redação IF 25 mar. 2025, 14:45

Ações da Tesla em queda após vendas europeias decepcionarem; entenda o impacto

Ultimamente, os investidores começaram a se preocupar que o relacionamento entre Elon Musk e Donald Trump estava prejudicando a marca da Tesla e afastando os compradores

Clique e veja mais
Pular para a barra de ferramentas