Teto de gastos

Teto de gastos é um mecanismo que surgiu em 2016 e passou a ser aplicado em 2017, que nasceu com a missão de evitar o aumento da relação dívida pública/PIB. As despesas e os investimentos do governo ficam, assim, limitados aos mesmos valores gastos nos 12 meses anteriores terminados em junho e corrigidos pelo IPCA.

A regra do teto de gastos se aplica aos gastos do governo federal, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público da União e Defensoria Pública. Esse limite no crescimento dos gastos tem validade de 20 anos, então só poderá ser revisto em 2036. A proposta do teto partiu da área econômica do então presidente Michel Temer, comandada por Henrique Meirelles.

As exceções do teto de gastos

O teto dos gastos surgiu para manter as contas públicas sob controle. Isso tornaria a Selic mais baixa e, consequentemente, o governo poderia investir na geração de empregos.

Virando o jogo: você pode ser credor do governo e de empresas
– Ilustração: Renata Miwa

Há, porém, algumas exceções que não fazem parte da restrição, como: transferências constitucionais aos Estados, municípios e Distrito Federal; créditos extraordinários; complementações ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica); despesas da Justiça Eleitoral com as eleições e capitalização de estatais. Já saúde e educação entram no pacote do teto de gastos. Porém, se a arrecadação subir, ambas as pastas podem receber verba extra.


Você também pode gostar
POR
Redação IF 18 maio. 2025, 16:34

Brasil desafia cenário global: crescimento econômico apesar de Selic alta

O vice-presidente Geraldo Alckmin destaca o crescimento econômico do Brasil apesar da alta taxa de juros Selic, expressando confiança em sua rápida queda.

POR
Redação IF 17 maio. 2025, 11:51

Pobreza energética atinge 12,7 milhões de brasileiros

Estudo revela que 12,7 milhões de brasileiros sofrem com a pobreza energética, utilizando lenha para cozinhar e enfrentando problemas de saúde e econômicos.

POR
Redação IF 17 maio. 2025, 11:43

Leilão de petróleo do pré-sal: 78,5 milhões de barris serão leiloados em junho

Pré-Sal Petróleo (PPSA) leiloará 78,5 milhões de barris de petróleo do pré-sal em 26 de junho na B3.

POR
Redação IF 11 maio. 2025, 09:46

Lula desembarca na China para fortalecer laços comerciais e diplomáticos

Presidente Lula inicia visita oficial à China, buscando estreitar relações comerciais e diplomáticas com o país, maior parceiro comercial do Brasil

2 min.
Clique e veja mais
Pular para a barra de ferramentas