Monitor do PIB-FGV

O Monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) estima mensalmente o PIB brasileiro em volume e em valor. Isso porque a base de cálculos do levantamento usa a mesma metodologia das Contas Nacionais apuradas pelo IBGE, que também faz o levantamento do PIB.

A série do Monitor do PIB-FGV começou no ano 2000 e incorpora todas as informações disponíveis das Contas Nacionais. Além disso, ele tem informações das Contas Nacionais Trimestrais até o último trimestre divulgado. O indicador passa por ajustes sempre que há mudanças metodológicas a cada trimestre.

Ou seja: as médias trimestrais do Monitor do PIB-FGV serão iguais aos indicadores trimestrais, sem ajuste sazonal, das Contas Nacionais Trimestrais. Nos trimestres calendário, o cálculo usa como base os mesmos modelos do IBGE para calcular as séries com ajuste sazonal.

Para o ajuste sazonal mensal, o modelo utilizado é o mensal do IBC-Br, para os trimestres móveis a FGV usa a média dos ajustes mensais.

Assim, as estimativas do Monitor do PIB-FGV antecedem os resultados das Contas Nacionais Trimestrais nos meses em que este é divulgado. E, nos meses em que não há divulgação, o Monitor representa uma antecipação do PIB.

O que o Monitor do PIB-FGV mostra

O Monitor do PIB-FGV descreve os principais resultados colhidos, com gráficos e tabela de volume, dos três setores de atividade: agropecuária, indústria e serviços. Além disso, o levantamento traz o Valor Adicionado a preços básicos, impostos sobre produtos, PIB e seus componentes.

O Monitor do PIB-FGV, aliás, mostra dados que o IBGE não divulga, mas que ajudam no entendimento das demandas domésticas e externas, tais como:

  • Consumo das Famílias, com bens de consumo duráveis, semiduráveis, não duráveis e serviços;
  • Formação Bruta de Capital Fixo em máquinas e equipamentos, construção e outros;
  • Exportações e importações em produtos agropecuários, para extração mineral, industrializados de consumo e de uso intermediário, bens de capitais e serviços.

Você também pode gostar
POR
Redação IF 25 mar. 2025, 14:45

Ações da Tesla em queda após vendas europeias decepcionarem; entenda o impacto

Ultimamente, os investidores começaram a se preocupar que o relacionamento entre Elon Musk e Donald Trump estava prejudicando a marca da Tesla e afastando os compradores

POR
Redação IF 25 mar. 2025, 12:17

São Paulo, Rio ou Belo Horizonte: onde retorno de aluguel residencial foi maior no ano passado?

O rendimento encontrado pelo indicador superou outros investimentos conservadores, como o Tesouro Selic e títulos atrelados ao IPCA

POR
Lucas Andrade 25 mar. 2025, 10:13

Itaú: Discussão sobre fim do ciclo de alta da Selic ‘está viva’ dentro do Copom

Banco reafirma expectativa de mais dois aumentos de 0,50 ponto percentual, elevando a taxa de juros a 15,25%

POR
Redação IF 24 mar. 2025, 18:56

Governo busca transparência nos custos do gás com estudo da EPE, mas enfrenta obstáculos

Entidades apoiam estudo da EPE sobre o custo da infraestrutura de gás natural no Brasil, que busca maior transparência e enfrenta resistência da Petrobras

POR
Redação IF 24 mar. 2025, 16:15

Para o JPMorgan, ações da Netflix devem continuar a resistir às incertezas econômicas

Apesar das incertezas econômicas, ações da Netflix seguem em alta, impulsionadas pelo engajamento dos usuários e estratégias como planos com anúncios. Analistas projetam crescimento de até 20%.

POR
Redação IF 24 mar. 2025, 11:46

Bitcoin sobe com informações de que tarifas de Trump em abril terão exclusões

O Bitcoin registra alta após notícias de que as tarifas de Trump terão exclusões, combinadas com indicadores positivos de mercado e manutenção das projeções do Fed.

3 min.
POR
Redação IF 24 mar. 2025, 08:06

JCP da Localiza (RENT3) decepciona, mas ainda atrai investidores, avalia Citi

A locadora de veículos anunciou o pagamento de R$ 480,9 milhões aos acionistas

Clique e veja mais
Pular para a barra de ferramentas