Restituições do Imposto de Renda: Receita abre consulta para lote residual; confira
O pagamento das restituições do Imposto de Renda para 279 mil brasileiros que caíram na malha fina e fizeram ajustes está previsto para o dia 30

A Receita Federal vai pagar R$ 339,63 milhões a brasileiros que caíram na malha fina, fizeram os ajustes pedidos e terão restituição de Imposto de Renda a receber. O pagamento do novo lote de restituições do Imposto de Renda acontece na próxima quarta-feira, dia 30 de abril.
Este é o 7º lote residual do Imposto de Renda 2024.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Conforme os acertos de pendências são feitos, a Receita autoriza os pagamentos e os organiza em lotes, da mesma maneira que a restituição tradicional. A ordem de pagamento também segue os critérios legais de prioridade, tal como o Imposto de Renda 2025.
Neste lote, vão receber 279.500 contribuintes. Ao todo, 42.889 são prioridades legais, por idade, pessoas com deficiência, portadores de moléstia grave e professores. Depois, incluíram-se 204.798 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pagamento via Pix. E, por fim, 31.813 contribuintes que não constam em nenhuma categoria de prioridade.
Últimas em Imposto de Renda 2025
Como saber se eu tenho direito ao novo lote de restituições do Imposto de Renda?
Você deve fazer a consulta no site da Receita Federal ou no aplicativo da autarquia para tablets e smartphones.
O pagamento será em 30 de abril, mas o crédito pode ser feito ao longo do dia. Portanto, não ter recebido logo cedo pela manhã não deve ser uma preocupação para quem faz parte do lote.
Se o contribuinte encerrou a conta ou ocorrer qualquer outro impeditivo para o crédito o saldo vai ficar sob a guarda do Banco do Brasil. Para receber, basta acessar o site do BB ou ligar para os números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). É preciso ter em mãos o recibo da declaração e conhecer o valor da restituição.