Investe em imóvel para alugar? Saiba o que os locatários mais priorizam

Spoiler: imóveis próximos a centros comerciais e transporte têm vantagens na hora da escolha

Morar perto do trabalho é um dos principais aspectos de decisão ao escolher um imóvel residencial para alugar, mencionado por 29% dos entrevistados em pesquisa da 3ª edição do Anuário DataZAP e produzido pela fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX.

O estudo, que ouviu 2.809 indivíduos em 2024 com o objetivo de mapear o perfil e as preferências dos locatários, mostra que a segurança da região e as características do imóvel também são muito importantes, com 26% e 25% das menções, respectivamente.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“O mercado de locação tem se moldado às novas demandas dos inquilinos, que priorizam mobilidade, praticidade e custo-benefício. Imóveis bem localizados, próximos a centros comerciais e transporte, são os mais valorizados, refletindo escolhas relacionadas a momentos de vida e mudanças, por exemplo, troca de emprego”, diz Coriolano Lacerda, gerente de inteligência de mercado do Grupo OLX.

“Com contratos mais flexíveis que a compra, a locação se fortalece diante dos juros elevados e do crédito restrito, impulsionando a demanda, especialmente no segmento de médio-alto padrão”, acrescenta.

Últimas em Finanças pessoais

O perfil de quem busca imóveis para alugar

Com 64% de representatividade, as mulheres são a maioria entre as pessoas que alugam imóveis residenciais, contra 36% do público masculino. Entre as gerações mais jovens, Z e Y, são 72% do público.

No recorte por idade, 45% são da geração X (41 a 60 anos), com a média de idade de 48 anos, conforme a 3ª edição do Anuário.

O público casado é maioria entre os locatários, com 46%, assim como é a maior parcela os que têm filhos, com 58%, e os que têm animal de estimação, 53% dos entrevistados.

Sobre o perfil socioeconômico, com 54% pertencente à classe B, tem renda mensal familiar mediana de R$ 6.587,70.

Vagas de garagem e suítes: o que mais importa?

Apartamento padrão é o líder em procura para locação residencial, mencionado por 52%, enquanto casas de rua (fora de condomínios) ficam com 30%, e studios com 7% de interesse.

Imóveis de 61 a 90m² são procurados por 44% dos entrevistados, proporção levemente acima da busca por propriedades de 46 a 60m², que registra 40% do interesse.

Seguindo a tendência de 2023, a opção por imóveis de dois dormitórios continua em alta, com 63% das preferências.

Embora imóveis com dois e três dormitórios sejam os preferidos pelos locatários, a maioria, 52%, dispensa suítes.

Sobre vagas de garagem, 56% desejam pelo menos uma. Entre moradores do interior e região metropolitana, esse percentual sobe para 62%. Já entre os que dizem não querer espaço para guardar o carro, 46% pertencem à geração Z, e 36% residem nas capitais.

Pagamento, localização e aspectos relevantes

Quanto à alternativa usada como garantia de pagamento, 30% preferem depósito antecipado, também conhecido como caução. Já a opção pelo fiador é mencionada por 16%, e pelo seguro fiança, 13%. Não decidiram, 28%.

Quando perguntados sobre o que levam em conta ao escolher a localização do imóvel a ser alugado, 97% afirmam que é a segurança. Depois vem a proximidade de comércios, com 74%, e oferta de ônibus, com 66% das preferências.

Ao escolher o imóvel para alugar, é unânime que a faixa de preço acessível é um aspecto relevante para 99% dos entrevistados. Outros pontos mencionados foram quantidade de dormitórios, com 87%, e o tamanho da área privativa, com 69% das menções.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS